Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2024.tde-14082024-160244
Document
Auteur
Nom complet
Daisy Cristina Olerich Cecatto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Mór, Walkyria Maria Monte (Président)
Ferraz, Daniel de Mello
Jordão, Clarissa Menezes
Jucá, Leina Claudia Viana
Titre en portugais
Rupturas e continuidades da pandemia de COVID 19: a (re)construção de sentidos do Ensino Remoto Emergencial ao letramento digital emergencial em contexto de um instituto de idiomas
Mots-clés en portugais
Ensino Remoto Emergencial
Letramento digital emergencial
Letramentos
Pandemia de COVID-19
Ruptura e continuidades
Resumé en portugais
Esta dissertação aborda os desafios e transformações educacionais sob a luz das "Rupturas e Continuidades" emergentes da pandemia COVID-19, focalizando os processos de letramentos e o advento do letramento digital emergencial. Na introdução, o trabalho delineia suas justificativas, questões de investigação, escolhas metodológicas e o campo investigado. A pesquisa, de natureza qualitativa etnográfica, foi adaptada ao contexto digital, tornando-se uma etnografia digital. Esta abordagem permitiu uma análise aprofundada e contextualizada das interações no ambiente de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A organização dos dados segue uma distribuição ao longo dos capítulos, focados nas questões de pesquisa, proporcionando uma base para interpretação e análise. O primeiro capítulo aborda as concepções de ensino da escola-campo e da pesquisadora, integrando-as aos conceitos teóricos de letramento crítico, subjetivação, interação e avaliação orientadora que norteiam as práticas pedagógicas e fundamentam a investigação. No segundo capítulo, a pesquisa centra-se na pandemia de COVID-19, trazendo uma breve cronologia do ano de 2020. Em seguida, trata sobre as rupturas geradas pela crise do e o subsequente processo de inserção dos envolvidos no ensino remoto emergencial. Esta seção também considera a educação linguística crítica, apresenta reflexões sobre Educação a Distância (EaD) e Ensino Remoto Emergencial (ERE), sublinhando as distintas realidades de alunos no contexto pesquisado e nacionalmente. O terceiro capítulo dedica-se às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDIC) e sua ubiquidade, explorando os letramentos, com ênfase no Letramento Crítico, e o fenômeno do Letramento Digital Emergencial. A parte final do capítulo estabelece ligações entre os conceitos de prossumidores e autonomia, integrando-os ao contexto pandêmico e à transição da mentalidade tipográfica para a digital, respaldada por autores como (FERRAZ, 2014, 2021; FREIRE 1980, 1991, 1996, 2002; XAVIER, 2002; LANKSHEAR E KNOBEL, 2003, 2012; LÉVY 2013; MONTE MÓR 2007, 2009, 2012; PAZ, 2020; MORAN, 2000; MATTAR, 2017).No quarto e último capítulo, há um diálogo com a teoria do "Inédito Viável" de FREIRE e a Epistemologia de Performance. O capítulo reflete sobre as rupturas, as (re)construções de sentido e o desafio da educação no atual cenário. Também são examinadas as estratégias e ações de ensino adotadas pela equipe pedagógica da escola-campo, assim como alterações nas práticas de avaliação ocasionadas pela pandemia
Titre en anglais
Ruptures and continuities of the COVID 19 pandemic: the (re)construction of meanings from the Emergency Remote Teaching to the emergency digital literacy in the context of al anguage institute
Mots-clés en anglais
Emergency digital literacy
Emergency remote teaching
Literacies
Pandemic
Rupture and continuities
Resumé en anglais
This dissertation addresses the challenges and educational transformations in light of the "Ruptures and Continuities" emerging from the COVID-19 pandemic, focusing on literacy processes and the advent of emergency digital literacy. In the introduction, the work outlines its justifications, research questions, methodological choices, and the investigated field. The study, characterized by its qualitative and ethnographic methodology, was seamlessly adapted to suit the digital milieu, thus evolving into a form of digital ethnography. This particular approach allowed an in-depth, comprehensive and contextually nuanced examination of the interactions within the Emergency Remote Teaching (ERT) framework. The organization of data follows a distribution throughout the chapters, focused on research questions, providing a basis for interpretation and analysis. The first chapter addresses the teaching conceptions of the school-field and the researcher, integrating them with the theoretical concepts of critical literacy, subjectivation, interaction, and guiding assessment that guide pedagogical practices and underpin the investigation. In the second chapter, the research focuses on the COVID-19 pandemic, providing a brief chronology of the year 2020. It then discusses the ruptures caused by the crisis and the subsequent process of integrating those involved in emergency remote teaching. This section also considers critical linguistic education, presents reflections on Distance Education (EaD) and Emergency Remote Teaching (ERE), highlighting the distinct realities of students in the researched context and nationally. The third chapter is dedicated to Digital Information and Communication Technologies (TIDIC) and their ubiquity, exploring literacies, with an emphasis on Critical Literacy, and the phenomenon of Emergency Digital Literacy. The final part of the chapter establishes connections between the concepts of prosumers and autonomy, integrating them into the pandemic context and the transition from a typographic to digital mindset, supported by authors such as (FERRAZ, 2014, 2021; FREIRE 1980, 1991, 1996, 2002; XAVIER, 2002; LANKSHEAR AND KNOBEL, 2003, 2012; LÉVY 2013; MONTE MÓR 2007, 2009, 2012; PAZ, 2020; MORAN, 2000; MATTAR, 2017). In the fourth and final chapter, there is a dialogue with FREIRE's theory of the "Unprecedented Feasible" and Performance Epistemology. The chapter reflects on the ruptures, the (re)constructions of meaning, and the challenge of education in the current scenario. It also examines the teaching strategies and actions adopted by the pedagogical team of the school-field, as well as changes in evaluation practices caused by the pandemic
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Date de Publication
2024-08-14
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