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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2006.tde-13082007-135430
Documento
Autor
Nombre completo
Zoraide Rodrigues Carrasco de Mesquita
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Mutran, Munira Hamud (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Murphy, Maureen O' Rourke
Pinto, Maria Cecilia Queiroz de Moraes
Tolentino, Magda Velloso Fernandes de
Título en portugués
Intertextualidade em quatro peças de Marina Carr
Palabras clave en portugués
Alusão
Intertextualidade
Paródia
Reescritura
Travestimento
Resumen en portugués
Este trabalho examina modalidades intertextuais em quatro peças de Marina Carr - Low in the Dark (1989), The Mai (1994), By the Bog of Cats (1998) e Ariel (2002) -, tendo por objetivo mostrar que a obra da dramaturga, embora organicamente integrada na tradição dramatúrgica irlandesa, exibe um ponto de tensão entre o desejo de preservação de aspectos tradicionais do teatro irlandês e a rebeldia que se traduz na subversão de velhas fórmulas. Esses dois pólos entre os quais se situam as peças da dramaturga revelam-se através da paródia, da alusão, do travestimento e da reescritura, por um lado, e, por outro, através da mistura dos gêneros. As peças selecionadas evidenciam a trajetória percorrida por Marina Carr na medida em que ao mesmo tempo em que se afirmam como locais, lidam com temas que ultrapassam as fronteiras do nacional.
Título en inglés
Intertextuality in four plays by Marina Carr
Palabras clave en inglés
Allusion
Intertextuality
Parody
Rewriting
Travesty
Resumen en inglés
This thesis examines modes of intertextuality in four plays by Marina Carr - Low in the Dark (1989), The Mai (1994), By the Bog of Cats (1998) and Ariel (2002) -, and aims at demonstrating that her theatre production, although organically integrated into the Irish drama tradition, presents a point of tension between the wish to cling to traditional features of Irish theatre and the rebellion against them. These two poles between which the playwright's work can be defined are revealed, on the one hand, through intertextual forms such as parody, allusion, travesty and rewriting and, on the other, by the mixture of genres. The chosen plays show evidence of Marina Carr's trajectory insofar as they present marks of Irishness and at the same time deal with themes that are not restricted to national problems.
 
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Fecha de Publicación
2007-10-01
 
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