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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-13022020-182221
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana Lorandi Honorato de Ornellas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Ferreira, Marilia Mendes (Presidente)
Aranha, Solange
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
Moraes Filho, Waldenor Barros
Título en portugués
Práticas de letramento acadêmico, em inglês e português, em disciplinas de graduação, na área de Ciências Biológicas - um estudo de caso
Palabras clave en portugués
Comparação
Graduação
Inglês
Letramento acadêmico
Português
Resumen en portugués
Consciente acerca da importância do letramento acadêmico, sobretudo da escrita para a internacionalização e inserção de pesquisadores brasileiros na comunidade científica mundial (FERREIRA, 2015), este estudo teve como objetivo comparar as práticas de letramento acadêmico, em inglês e português, promovidas em sete disciplinas da graduação em Ciências Biológicas, cursadas em uma instituição americana (A) e uma brasileira (B), dentro do contexto do Programa Ciências Sem Fronteiras. Esta pesquisa respalda-se nos Novos Estudos de Letramento Acadêmico propostos por Lea & Street (1998), e na concepção de gênero desenvolvida por Bakhtin (1979). Os dados, compostos por: documentos pedagógicos, atividades avaliativas, entrevistas e questionários, foram fornecidos por intermédio de um aluno, de uma universidade federal, participante do programa de mobilidade internacional, já mencionado. A análise foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Para compreender as práticas de letramento acadêmico foram analisados os seguintes aspectos: 1) produções textuais orais e escritas; 2) habilidades gerais necessárias ao LA, 3) avaliação; 4) feedback e 5) ações institucionais de apoio ao LA. Os resultados revelam que: 1) as produções textuais exercem duas funções: verificar conhecimento e aplicar conhecimento. No contexto A há predominância da primeira função, devido à utilização de diversos gêneros acadêmicos para auxiliar na socialização acadêmica; já no contexto B, há predominância da segunda função, uma vez que o instrumento pedagógico prova é predominante; 2) as habilidades gerais necessárias ao LA diferem nos dois contextos. No contexto A predominam habilidades mais complexas dentre os gêneros acadêmicos e menos complexas dentre as provas. Ao passo que no contexto B ocorre o oposto, ou seja, habilidades mais complexas nas provas e menos complexas nos gêneros; 3) a avaliação no contexto A é pautada em gêneros textuais acadêmicos diversificados atrelados ao ensino, por meio do fornecimento de modelos e instruções; além de estabelecer critérios para auxiliar na avaliação e no feedback. No que concerne à instituição B, a avaliação é pautada em provas; em instruções generalizadas para elaboração dos gêneros e não foram encontrados critérios para auxiliar na avaliação e feedback; 4) o feedback no contexto A é fornecido por meio de nota e comentários escritos, e, também, de revisão por pares. Ao passo que, no contexto B, o feedback ocorre somente por intermédio de notas; 5) as ações institucionais de apoio ao LA no contexto A são desenvolvidas tanto por meio de uma disciplina voltada para a escrita acadêmica, quanto pelas disciplinas específicas do curso. Ademais, há o Research Project, um projeto de pesquisa que deve ser desenvolvido ao longo de três semestres. No que se refere ao contexto B, as ações relacionam-se à oferta de duas disciplinas para auxiliar na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Título en inglés
Academic literacy practices, in English and Portuguese, in Biological Sciences undergraduate disciplines a case study
Palabras clave en inglés
Academic literacy
Comparison
English
Higher education
Portuguese
Resumen en inglés
Given the importance of academic literacy, and especially academic writing, to the insertion of Brazilian research in the international scientific community (FERREIRA, 2015), this study had the aim of compare the practice of academic writing in English and in Portuguese in seven undergraduate courses in the field of Biological Sciences, from one American (A) and one Brazilian (B) institution, throughout Sciences Without Borders context. The theoretical framework is based on the New Literacy Studies of Lea and Street (1998), and in Bakhtin´s concept of genre (1979). One student, who studied in a Brazilian federal university and participated in the Science Without Borders mobility program, provided the data, which includes pedagogical documents, assessments, interviews and questionnaires. The data was analyzed using Content Analysis (BARDIN, 2009). In order to better understand the academic literacy practices, the following aspects were observed: 1) textual productions, 2) general skills required for AL, 3) assessment,4) feedback and 5) institutional actions in support of AL. Results reveal that: 1) genres perform two functions: verify and apply knowledge. In the A context, the focus is on the first function, as genres are used to assist in academic socialization; in the B context, the second function dominates, since tests are the most common form of assessment; 2) the general skills required for AL are different in each context. In the A context academic genres demand more complex skills than tests. In the B context tests demand more complex skills than academic genres; 3) Assessment in the A context is built on a variety of academic genres connected to the teachings through models and instructions, with established criteria for grading and feedback. In the B context, assessment consists of tests, with generalized instructions for the writing of genres and no criteria to assist in grading and feedback; 4) In the A context, feedback is provided through grades, written comments and peer review, while in the B context, feedback is provided only through grades; 5) Institutional action in support of AL, in the A context, occurs through an academic writing discipline in the first semester and in specific disciplines throughout the course. Furthermore, students have three semesters to write a Research Project. In the B context, two disciplines are offered, to assist in writing the Undergraduate Thesis.
 
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Fecha de Publicación
2020-02-13
 
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