• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-12112021-131553
Document
Auteur
Nom complet
Savio Camara Leite
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Ferraz, Daniel de Mello (Président)
Jordão, Clarissa Menezes
Mór, Walkyria Maria Monte
Silva, Simone Batista da
Titre en portugais
A (de) form(ação) de professores(as) de línguas: um olhar crítico para a formação docente inicial
Mots-clés en portugais
(De)Formação docente inicial
(Multi)Letramentos
Educação linguística
Resumé en portugais
Língua é dinamismo, fluidez, e pulsa dentro de cada um de nós. Como entidade viva, traz consigo marcas históricas, ideológicas e socioculturais. Assim, ao enunciarmos, nós nos posicionamos no mundo com nossas crenças, ideologias e preconceitos (SABOTA, 2018). O(a) aluno(a) do século XXI, no seio social, tem acesso ao inglês das mais diversas formas: imagens, sons, links, hiperlinks, memes e, mais recentemente, pequenos vídeos em plataformas de rede social. Sendo assim, a escola/universidade precisa repensar suas práticas, visando a um processo educacional mais significativo para esse(a) aluno(a) nativo(a) digital. O intuito desta pesquisa é investigar práticas de educação linguística e letramentos, no ensino superior, nas aulas de contextos de formação de professores(as). Para tanto, foi utilizada a etnografia da prática escolar, em um curso de formação inicial docente, em uma universidade pública do estado de São Paulo. Para dar aporte teórico a esta pesquisa, o primeiro Capítulo discorre sobre a contextualização e a metodologia do estudo; o segundo debate as premissas da Educação Linguística; o terceiro contempla a (de)formação de professores (de línguas); o Capítulo quatro elenca as questões dos (Multi)Letramentos, e o quinto discorre sobre a (de)formação de professores, alinhada com a Educação Linguística e os Letramentos. Este trabalho almeja, ainda, apresentar a Educação Linguística como proposta alternativa para o binarismo "ensino x aprendizagem de línguas" e fomentar no(a) professor(a)-aluno(a) o estímulo de um trabalho mais agentivo, emancipador e congruente com as premissas do século XXI, práticas essas tão caras à agenda da educação linguística.
Titre en anglais
Language Teacher Education: a critical view
Mots-clés en anglais
(Multi)Literacies
Language education
Teacher education
Resumé en anglais
Language is dynamism, fluidity, and it pulsates within us. As a living entity, it brings historical, ideological and sociocultural marks. Therefore, as we enunciate, we position ourselves in the world with our beliefs, ideologies and prejudice (SABOTA, 2018). The 21st century student has access to English in many ways: via images, sounds, links, hyperlinks, memes and more recently, through short videos in online platforms like social media. Thus, the school/university needs to rethink its practices aiming at a more meaningful educational process for the students who are digital natives. The goal of this work is to investigate practices of language education and critical literacy in the academic context of teacher education. To do so, ethnography of the classroom was used in a course of teacher education of a public university of São Paulo. So as to give theoretical backgroung to this research, it was established that the first chapter discusses the contextualization of this research and methodology, the second chapter debates the premisses of language education, the third chapter contemplates the premisses of teacher education; the fourth chapter concentrates (multi) literacies; the fifth chapter talks about teacher education alligned with the concepts of language education and (multi)literacies. This project also aims at presenting language education and (multi)literacies as an alternative proposal to the "teacher and learning English" and foster in the future teachers a more agentive, emancipatory work as well as consistent with the premisses of the 21st century, which are so important to the language education agenda.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-11-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.