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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-11122012-090909
Document
Auteur
Nom complet
Daniel de Mello Ferraz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Mór, Walkyria Maria Monte (Président)
Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Tavares, Roseanne Rocha
Windle, Joel Austin
 
Titre en portugais
Educação de língua inglesa e novos letramentos: espaços de mudanças por meio dos ensinos técnicos e tecnológicos
Mots-clés en portugais
Educação de língua inglesa
Educação técnica/tecnológica
Novos letramentos
Resumé en portugais
Os ensinos técnicos e tecnológicos estão em pauta nas discussões e decisões governamentais. Esta pesquisa investiga o encontro entre a educação de língua inglesa e esses ensinos. Por meio de metodologias qualitativas de cunho etnográfico, analiso as visões de dois professores e de diversos alunos de duas escolas, uma escola técnica de nível médio e uma faculdade de tecnologia do ensino superior, pertencentes a um centro educacional tecnológico no Estado de São Paulo. Nesta, respondo a duas perguntas de pesquisa: qual é a percepção dos alunos e professores do segmento escolar técnico/tecnológico da presença da língua inglesa na sociedade? E qual é o reflexo da relação língua inglesa e sociedade neoliberal globalizada nos contextos de educação técnica/tecnológica, considerando-se a premissa da formação crítica na sociedade atual? Com base nas interpretações de dados, esta tese defende que as duas escolas investigadas têm realizado um trabalho educacional por meio das aulas de inglês que visa, concomitantemente, a formação tecnológica/instrumental, cidadã e crítica. A contribuição desta pesquisa é mostrar que esses contextos constituem espaços de mudança e que visam uma formação cidadã dos alunos, como indicado em suas diretrizes. Exponho este estudo em duas partes. A primeira parte apresenta uma introdução, na qual contextualizo o campo e as metodologias envolvidas na investigação sobre a língua inglesa, e as raízes teóricas desse estudo, embora a teorização se estenda ao longo dos capítulos, tecidos com dados, análise e reflexões. A segunda parte se constitui por cinco capítulos. Os sentidos construídos nesta parte se pautam em dados que me levaram a interpretações e compreensões sobre: as questões acerca do neoliberalismo que influencia os discursos sobre a língua inglesa, discutidas no primeiro capítulo; o ensino de língua inglesa e a educação na sociedade atual, ensino este analisado no contexto das relações globais-locais (glocais) e que é apresentado no segundo capítulo; a relação pedagogia convencional/tradicional e a pedagogia crítica analisada no ensino de língua inglesa no referido contexto de investigação, o que me permitiu reflexões e revisitas conceituais no terceiro capítulo; a adequação de uma proposta de formação crítica no contexto de educação técnica/tecnológica, numa análise que conta com as teorias dos novos letramentos e das novas tecnologias (NTICs) para a investigação da prática, compondo o quarto capítulo e da problematização da prática dessas teorias e respectivas perspectivas culturais no desenvolvimento de uma cidadania ativa, o que constitui o quinto capítulo. Ancorado nos movimentos educacionais contemporâneos, concluo afirmando que os novos letramentos, somados às práticas pedagógicas existentes nos ensinos técnicos/tecnológicos, podem colaborar com propostas educacionais renovadas.
 
Titre en anglais
English language education and new literacies: changing spaces through technical and technology education
Mots-clés en anglais
English language education
New literacies
Technical/technology education
Resumé en anglais
The technical education and the technology/vocational education are at stake in government decisions and discussions. This research investigates the encounter between English language education and the technical and vocational education. Based on qualitative ethnographic methodologies, I analyze the discourses of two teachers and several students from two schools - a secondary level technical school and a faculty of technology both belonging to a technology educational institution in the State of São Paulo . Through this approach I seek to answer two main research questions: what is the perception of students and teachers from these schools in relation to the presence of English language in society? And how is the relationship between the English language and globalized neoliberal society reflected in technical/technology education, with regard to the premise of the necessity of critical education in today's society? Based on interpretations of data, this thesis argues that both schools have developed a pedagogical approach aimed at instrumental teaching at the same time as it focuses on citizenship and critical education. The contribution of this thesis is to suggest that these contexts provide spaces for change and that vocational education can contribute to students citizenship education, as indicated in its official orientations. I present this study in two parts. The first one comprises the introduction, the contextualization, the methodologies, and some theoretical roots of this research. The second part comprises the analysis of data intertwined with more theoretical grounding. In the first chapter, I discuss the influence of the neoliberal discourse on English language teaching and learning. In the second one, the interpretative analysis focuses on English language teaching and education in current society, in particular the notion of the global-local, or the glocal. In the third part I present an analysis based on a revisited critical pedagogy. I reflect upon some views of conventional/traditional pedagogy and critical pedagogy through English language education. The new literacies and new technologies (ICTs) are the focus of the fourth chapter. In the fifth and final chapter I reflect upon the concepts of culture and citizenship within foreign language education contexts. I understand that education, culture and citizenship should be in dialogue if they are to contribute to new teachings and new learnings. Based on contemporary educational movements, I conclude by stating that the new literacies, added to the existing pedagogical practices of this educational institution, might produce new educational proposals, which comprise the transformative dimensions of schooling.
 
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Date de Publication
2012-12-11
 
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