Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-10062013-122623
Documento
Autor
Nome completo
Marlene Dezidério Andreetto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Tagnin, Stella Esther Ortweiler (Presidente)
Costa, Maria Carmen Dayrell Gomes da
Ferreira, Marilia Mendes
Título em português
Por que textos de divulgação são mais difÃceis para aprendizes de leitura com necessidades especÃficas do que textos cientÃficos? Um estudo direcionado pelo corpus
Palavras-chave em português
Conhecimento prévio
Gêneros Textuais
Leitura instrumental
LinguÃstica de corpus
Resumo em português
Com a crescente demanda por certificações como pré-requisito para o acesso aos cursos de pós-graduação para profissionais de diferentes áreas, a habilidade de leitura tornou-se um campo de grandes possibilidades para a pesquisa de ensino-aprendizagem para fins especÃficos. O objetivo desta pesquisa é fazer um levantamento das estruturas léxico-gramaticais que possam impedir a fluência da leitura dos diferentes gêneros relacionados à área médica. A partir daÃ, oferecer ao professor maiores subsÃdios na preparação e na organização do conteúdo programático em cursos de leitura instrumental, além de possibilitar a elaboração de atividades que possam auxiliá-lo nessa tarefa. Para tanto, foi compilado um corpus de estudo composto por três subcorpora: um acadêmico (NEJM) e dois de divulgação na área de saúde (Health News e WebMD), a partir de textos disponÃveis na internet. A compilação do corpus foi feita de forma manual e automática, esta com a ajuda da ferramenta BootCat. A análise do corpus foi feita de forma semiautomática por meio do AntConc 3.3 w 2012. A metodologia baseada em corpus permitiu que o levantamento de alguns padrões léxico-gramaticais recorrentes fosse feito de uma forma adequada e eficiente, além de ter demonstrado ser possÃvel a elaboração de um corpus individualizado, não muito laborioso, que possa atender à s necessidades dos aprendizes de leitura com necessidades especÃficas. Diferenças significativas foram encontradas na comparação dos três subcorpora. Confirmando estudos anteriores, como, por exemplo, o de Biber (1998), a forte presença da voz passiva nos textos acadêmicos demonstrou ser uma caracterÃstica importante para a organização de um conteúdo programático, bem como a forte presença dos verbos regulares. A ordem dos adjetivos nesse tipo de gênero foi outro tópico levantado. Nos textos de divulgação, a presença de caracterÃsticas da linguagem falada, como a omissão do that nas orações substantivas e a sequência to be likely, apresentou um forte indÃcio da dificuldade encontrada pelos aprendizes brasileiros de inglês na leitura desse tipo de gênero textual.
Título em inglês
Why dissemination texts are more difficult for reading learners with special needs than scientific texts? A study directed by the corpus
Palavras-chave em inglês
Background knowledge
Corpus linguistics
Genre
Reading for specific purposes
Resumo em inglês
Given the growing number of certification in the academic area in English, reading has become of utmost importance for professionals in different areas. Brazilian professionals in the area of health are required to get a proficiency certificate to be accepted in the post graduate programme of an important university in São Paulo. Having that in mind, the aim of this study is to analyse the lexico-grammatical structures and items that can hinder reading comprehension of texts in the medical area. Results may aid teachers in getting more subsidies for the preparation and organisation of their reading syllabi in a course for specific purposes. To be able to accomplish that task we have compiled a corpus which is composed of three subcorpora: one with research articles from the New England Journal of Medicine online version and the two other ones with articles also published on the internet (Health News and WebMD). The compilation was both manual and automatic using the Bootcat. The corpus analysis was initially performed with the help of Wordsmith Tools 5.0 and continued with the AntConC 3.3.w 2012. The use of Corpus Linguistics has allowed the researcher to observe more effectively some of the lexico-grammatical patterns which were typical and recurrent in the analised genres. Besides, this study has demonstrated that it is possible to build a specialized corpus without much effort so as to help teachers and students alike. Significant differences were found as a result of the comparison of the three subcorpora. This study has confirmed the massive presence of the passive voice in academic texts (Biber, 1998). In the information genre, it has revealed its proximity to the spoken variety, which might be the cause for the difficulty encountered by most Brazilian students when reading this kind of articles.
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Data de Publicação
2013-06-10