• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-10012022-201637
Document
Auteur
Nom complet
Carla Dórea Bartz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Titre en portugais
Ninfomaníaca, de Lars von Trier: narrar em tempos perversos
Resumé en portugais
Esta pesquisa oferece uma análise do filme Ninfomaníaca (2013), dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. Trata-se um de exercício de análise fílmica à luz das teorias da crítica cultural materialista e visa ser um exemplo de sua aplicação no entendimento de obras de arte como representações indissociáveis das conjunturas material, social e histórica às quais foram imaginadas e produzidas. Divido em seis capítulos, o estudo parte da sequência de abertura para discutir os principais elementos formais, como foco narrativo e montagem, descreve a figura do autor implícito, como este coordena a construção de sentido na obra e como são aplicadas técnicas de distanciamento e estranhamento de Bertold Brecht. Apresenta uma análise da conjuntura da produção e do consumo do filme e sua inserção na pós-modernidade. Faz o reconhecimento da divisão tripartite dos pontos de vista a partir da análise minuciosa de sequências e avalia a trajetória dos principais personagens, Joe e Seligman, como representantes da pequena burguesia europeia. Reflete sobre as contradições sociais dos conteúdos, - como trabalho, família, maternidade e sexualidade -, a partir dos conflitos dentro da estrutura hierarquizada de classes do sistema capitalista. Por fim, busca integrar o filme e seus conteúdos a uma tradição literária e cinematográfica que inclui August Strindberg, Sergei Eisenstein, Ingmar Bergman, Andrei Tarkovsky, Carl Theodor Dreyer, Marcel Proust, Thomas Mann e Luiz Buñuel.
Titre en anglais
Lars von Trier's Nymphomaniac: narrating in perverse times
Resumé en anglais
This research offers an analysis of Nymphomaniac (2013), directed by Danish filmmaker Lars von Trier. It is an exercise in film analysis considering the theories of materialist cultural criticism and an example of its application in the understanding of works of art as inseparable representations of the material, social and historical contexts to which they were imagined and produced. It begins with an overview of the opening sequence to discuss main formal concepts, such as narrative focus and montage. It shows how the implied author coordinates the construction of meaning and how Bertold Brecht´s distancing and estrangement techniques are applied. Also, it contextualizes the film production, consumption, and insertion in the post-modern scenario. It recognizes the point of view tripartite division based on a detailed analysis of sequences. Also, it assesses the trajectory of the main characters, Joe and Seligman, as representatives of the European petty bourgeoisie. It reflects on the social contradictions of contents - such as work, family, maternity, and sexuality - from conflicts within the hierarchical class structure of the capitalist system. Finally, it seeks to integrate the film and its contents in a literary and cinematographic tradition of August Strindberg, Sergei Eisenstein, Ingmar Bergman, Andrei Tarkovsky, Carl Theodor Dreyer, Marcel Proust, Thomas Mann, and Luiz Buñuel.
 
Date de Publication
2022-01-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.