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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-10012022-201637
Documento
Autor
Nome completo
Carla Dórea Bartz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Soares, Marcos Cesar de Paula (Presidente)
Gonçalves, Marcos Tadeu Fabris
Guirau, Marcelo Cizaurre
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza
Título em português
Ninfomaníaca, de Lars von Trier: narrar em tempos perversos
Palavras-chave em português
Análise fílmica
Autor implícito
Bertold Brecht
Crítica materialista
Foco narrativo
Ingmar Bergman
Lars von Trier
Montagem
Ninfomaníaca
Pornografia
Pós-modernidade
Resumo em português
Esta pesquisa oferece uma análise do filme Ninfomaníaca (2013), dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. Trata-se um de exercício de análise fílmica à luz das teorias da crítica cultural materialista e visa ser um exemplo de sua aplicação no entendimento de obras de arte como representações indissociáveis das conjunturas material, social e histórica às quais foram imaginadas e produzidas. Divido em seis capítulos, o estudo parte da sequência de abertura para discutir os principais elementos formais, como foco narrativo e montagem, descreve a figura do autor implícito, como este coordena a construção de sentido na obra e como são aplicadas técnicas de distanciamento e estranhamento de Bertold Brecht. Apresenta uma análise da conjuntura da produção e do consumo do filme e sua inserção na pós-modernidade. Faz o reconhecimento da divisão tripartite dos pontos de vista a partir da análise minuciosa de sequências e avalia a trajetória dos principais personagens, Joe e Seligman, como representantes da pequena burguesia europeia. Reflete sobre as contradições sociais dos conteúdos, - como trabalho, família, maternidade e sexualidade -, a partir dos conflitos dentro da estrutura hierarquizada de classes do sistema capitalista. Por fim, busca integrar o filme e seus conteúdos a uma tradição literária e cinematográfica que inclui August Strindberg, Sergei Eisenstein, Ingmar Bergman, Andrei Tarkovsky, Carl Theodor Dreyer, Marcel Proust, Thomas Mann e Luiz Buñuel.
Título em inglês
Lars von Trier's Nymphomaniac: narrating in perverse times
Palavras-chave em inglês
Bertold Brecht
Film analysis
Implied author
Ingmar Bergman
Lars von Trier
Materialist criticism
Montage
Narrative point of view
Nymphomaniac
Pornography
Postmodernity
Resumo em inglês
This research offers an analysis of Nymphomaniac (2013), directed by Danish filmmaker Lars von Trier. It is an exercise in film analysis considering the theories of materialist cultural criticism and an example of its application in the understanding of works of art as inseparable representations of the material, social and historical contexts to which they were imagined and produced. It begins with an overview of the opening sequence to discuss main formal concepts, such as narrative focus and montage. It shows how the implied author coordinates the construction of meaning and how Bertold Brecht´s distancing and estrangement techniques are applied. Also, it contextualizes the film production, consumption, and insertion in the post-modern scenario. It recognizes the point of view tripartite division based on a detailed analysis of sequences. Also, it assesses the trajectory of the main characters, Joe and Seligman, as representatives of the European petty bourgeoisie. It reflects on the social contradictions of contents - such as work, family, maternity, and sexuality - from conflicts within the hierarchical class structure of the capitalist system. Finally, it seeks to integrate the film and its contents in a literary and cinematographic tradition of August Strindberg, Sergei Eisenstein, Ingmar Bergman, Andrei Tarkovsky, Carl Theodor Dreyer, Marcel Proust, Thomas Mann, and Luiz Buñuel.
 
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Data de Publicação
2022-01-10
 
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