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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2016.tde-08032016-145956
Documento
Autor
Nome completo
Camila Noggi Luly Sarmento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Mutran, Munira Hamud (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Haddad, Rosalie Rahal
Título em português
George Farquhar revisitado por dramaturgos contemporâneos
Palavras-chave em português
Adaptação
Apropriação
Comédia
Dramaturgos contemporâneos
George Farquhar
Resumo em português
O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir as comédias escritas por George Farquhar, Love and a Bottle (1698) e The Beaux Stratagem (1707), que, respectivamente, foram revisitadas pelo dramaturgo irlandês Declan Hughes e pelos dramaturgos norte-americanos Thornton Wilder e Ken Ludwig. Este trabalho visa verificar quais razões motivaram os dramaturgos a (re)escreverem tais obras e investigar seu método de (re)criação, analisando as mudanças significativas que ocorreram em seus processos criativos. Ademais, entender quais estratégias provocadoras de riso são utilizadas por George Farquhar, por Hughes e Wilder- Ludwig é fundamental para esta pesquisa. O referencial teórico deste estudo baseia-se em obras sobre adaptação e apropriação como A Theory of Adaptation (2006), de Linda Hutcheon e Adaptation and Appropriation (2006), de Julie Sanders, assim como obras sobre o riso e a comédia de Restauração, História do riso e do escárnio (2003), de George Minois e A Companion to Restoration Drama (2001), organizado por Susan J. Owen.
Título em inglês
George Farquhar revisited by contemporary playwrights
Palavras-chave em inglês
Adaptation
Appropriation
Comedy
Contemporary playwrights
George Farquhar
Resumo em inglês
This study aims to present and discuss the comedies Love and a Bottle (1698) and The Beaux 'Stratagem (1707) written by George Farquhar and, respectively, revisited by the Irish playwright Declan Hughes and by the American playwrights Thornton Wilder and Ken Ludwig. The objective of this dissertation is to identify the reasons that motivated the playwrights to (re)write such works and investigate the method of (re)creation, analyzing the important changes that occurred in their creative processes. Moreover, understanding which strategies to provoke laughter are used by George Farquhar, by Hughes and Wilder-Ludwig is essential to this research. The theoretical framework of this study builds on works about adaptation and appropriation as A Theory of Adaptation (2006) by Linda Hutcheon and Adaptation and Appropriation (2006) by Julie Sanders, as well as works on laughter and Restoration comedy, Histoire du rire et de la dérision (2003) by George Minois and A Companion to Restoration Drama (2001) organized by Susan J. Owen.
 
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Data de Publicação
2016-03-08
 
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