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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-07122012-093921
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Andrade Ramalho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Carmagnani, Anna Maria Grammatico (Président)
Grigoletto, Marisa
Lopes, Carlos Renato
Titre en portugais
Regimes de verdade e representações culturais em livros didáticos de inglês para negócios
Mots-clés en portugais
Análise de discurso
Livro didático
Negócios
Poder
Verdade
Resumé en portugais
O objetivo desta dissertação é analisar o discurso produzido por livros didáticos voltados ao ensino de inglês profissional ou inglês para negócios editados na Inglaterra. Esse tipo de material didático é amplamente utilizado por pessoas que desejam ter acesso a conceitos, expressões e vocabulário relacionados aos negócios, como uma forma de melhorar suas perspectivas profissionais ou obter um emprego para o qual seja necessário saber a língua inglesa. Apesar de serem vistos como mera ferramenta para ensino de língua visando a esse fim, esses livros constituem-se veículos ideológicos e representam geralmente a principal fonte de informação para o aluno, que é constituído por discursos por eles produzidos. Nossa hipótese central é que, embora esse tipo de livro se apresente como um discurso heterogêneo, através principalmente do uso de material autêntico da mídia, são produzidas representações homogêneas das culturas, que são vistas como possuidoras de características ou identidades fixas. Essa hipótese será estudada a partir de uma visão discursiva de linguagem baseada principalmente nos estudos de Michel Pêcheux (1975) e de Michel Foucault (1969, 1971, 1979). Discutiremos como a pluralidade de vozes que constitui os discursos desses livros e as formulações produzidas são homogeneizados e representam um único ponto de vista: o britânico. Dentre as representações presentes, discutiremos como a cultura britânica é vista como benfeitora e exemplar, ao passo que a cultura americana é representada como gananciosa, corrupta e exploradora. Entretanto, o processo de construção desses discursos é apagado, o que faz com que seus usuários tenham a impressão de serem representações neutras e livres de poder. O que contribui para esse apagamento é que o material didático é visto como portador de verdades e fatos inquestionáveis e, além disso, em nosso caso, trazem a mídia impressa como principal fonte de seu conteúdo, que também é considerada como um discurso verdadeiro. Os exercícios propostos de compreensão apenas reforçam essas representações e não questionam seu processo de construção; significados prontos são entregues ao aluno, que não tem a chance de refletir sobre outras interpretações. A análise empreendida indica que, a despeito de 5 se apresentar como um discurso heterogêneo, o tipo de livro didático analisado representa as culturas de modo fechado e possuindo identidades fixas, ideia não condizente com a que adotamos.
Titre en anglais
Truth regimes and cultural representations in English textbooks for business
Mots-clés en anglais
Business
Discourse analysis
Power
Textbooks
Truth
Resumé en anglais
The objective of this dissertation is to analyze the discourse produced by textbooks aimed at professional or Business English teaching edited in England. This kind of book is widely used by people who want to have access to concepts, expressions and vocabulary related to business, as a way of improving their career prospects or even getting a job which requires prior knowledge of the English language. Despite the fact that they are seen merely as a language tool for the use of professional English learning, textbooks are ideological vehicles and represent the main source of information for the student, who is constituted by the discourses produced by them. Our central hypothesis is that, by means of a discourse that is presented as heterogeneous, mainly by the use of the authentic discourse of the media, these textbooks produce homogeneous representations of cultures, which are depicted as having fixed characteristics and, therefore, fixed identities. This hypothesis will be studied based on a discursive theoretical framework, mainly on the studies of Michel Pêcheux (1975) and Michel Foucault (1969, 1971, 1979). We will discuss how the heterogeneity of voices that constitutes the discourse of these books are homogeneized and represent one perspective: the British one. Among other representations, we will discuss how the British culture is seen as helpful and an example for other cultures, whereas the American one is represented as greedy, corrupt and exploitative. However, the process of the discursive production is silenced, which causes the impression of neutral and power-free representations. What contributes to this silencing is that textbooks are seen as just containing true and unquestionable facts and, in our case, they use the media, also considered the voice of truth, as their main source of information. The reading comprehension exercises proposed just reinforce those representations and do not question their discursive construction; the student is offered closed meanings and does not have a chance to reflect upon other interpretations. The analysis indicates that, despite presenting themselves as a heterogeneous discourse, this kind of book represents cultures as having 7 fixed characteristics and that does not correspond to the cultural perspective we adopt.
 
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Date de Publication
2012-12-07
 
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