• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-07062022-144216
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Dantas Miguel
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Ferraz, Daniel de Mello (Presidente)
Mizan, Souzana
Ono, Fabrício Tetsuya Parreira
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Título en portugués
Educação linguística em língua inglesa e letramentos visuais: um olhar decolonial sobre as paisagens linguísticas da cidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Capital simbólico
Decolonialidade
Educação linguística em língua inglesa
Letramentos visuais
Paisagens linguísticas
Resumen en portugués
A presente dissertação investiga os usos contemporâneos da língua inglesa em algumas regiões do Brasil, sobretudo na cidade de São Paulo, por meio de paisagens linguísticas (SHOHAMY, 2009) colhidas entre 2020 e 2021, e de paisagens linguísticas digitais produzidas por autores brasileiros, retiradas da web. Propõe-se investigar como o status da língua inglesa como língua global (JORDÃO, 2009) relaciona-se com as mudanças sócio-históricas que vêm sendo geradas pelos processos de globalização, intensificados pelos avanços tecnológicos, em que há um intenso fluxo de informações sendo trocadas entre diferentes locais. Nesse contexto, as imagens adquirem maior predominância, devido à facilidade com que são produzidas e disseminadas, por meio dos diversos aparelhos eletrônicos a nossa volta. O modo da escrita vem sendo influenciado e gradativamente modificado pelo modo da imagem (KRESS, 2007), o que implica uma mudança e ampliação em relação à concepção de letramentos, e a consequente relevância das pesquisas sobre letramentos visuais na área dos estudos linguísticos aplicados. Ademais, o processo de globalização acarreta um fenômeno de homogeneização cultural, em que representações simbólicas provindas de locais hegemônicos são disseminadas como universais. Relações de poder geram símbolos culturais com maior ou menor valor, e nesse contexto a língua inglesa é tida como um capital simbólico estimável, o que pode ser observado na maneira com que é utilizada em produções discursivas, como as encontradas em paisagens linguísticas. Ao considerar esses aspectos, esta dissertação traz, primeiramente, considerações acerca da relevância dos letramentos visuais, os colocando em diálogo com paisagens linguísticas coletadas. Em segundo lugar, faz-se uma análise discursiva crítica de produções colhidas, através de concepções pós-estruturalistas acerca da linguagem feitas pelos teóricos Bakhtin e Foucault. Por fim, as imagens são analisadas, também, em relação às marcas coloniais e de diferenciação simbólica entre as culturas locais e aquelas eurocêntricas, buscando analisá-las por meio de uma perspectiva decolonial, com o intuito de direcionar tais reflexões para as áreas de educação linguística e formação docente em língua inglesa
Título en inglés
Linguistic education in English and visual literacies: a decolonial view on local linguistic landscapes
Palabras clave en inglés
Decolonial studies
Linguistic education in English
Linguistic landscapes
Symbolic capital
Visual literacies
Resumen en inglés
This research examines the contemporary uses of English by some areas in Brazil, mainly in the city of São Paulo, though linguistic landscapes (SHOHAMY, 2009) collected between 2020 and 2021, and through digital linguistic landscapes produced by Brazilian authors and gathered on the web. This study aims at investigating the ways in which the status of English language, as a global language (JORDÃO, 2009) relates to the social-historical changes that have been caused by globalization processes intensified by technological advances, in which there is an intense flow of information being exchanged between different places. In this social-historical context images become predominant, due to how easily they are produced and disseminated through the many electronic devices around us. The mode of writing has been influenced and gradually altered by the mode of image (KRESS, 2007), which implies a change and expansion in the concept of literacies, and the consequent relevance of research about visual literacies in the field of the applied linguistic studies. Moreover, the globalization process engenders a phenomenon of cultural homogenization, in which symbolic representations originated in hegemonic places are disseminated as universal. Power relations create cultural symbols with higher or lower values, and in this context, it is attributed a considerable symbolic capital to the English language, fact that can be observed in the ways in which English is used in discursive productions, such as the ones found in linguistic landscapes. Considering these aspects, this study presents, firstly, considerations about the relevance of visual literacies, placing them in dialogue with the linguistic landscapes collected. Secondly, a critical discursive analysis of the productions collected is made, using post-structural conceptions towards language, which were developed by Bakhtin and Foucault. Finally, the images are analysed on their colonial traits and on the symbolic differentiation between local and Eurocentric cultures, investigating them though a decolonial perspective, with the objective of directing those reflections towards he fields of linguistic education and English teacher education
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-06-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.