• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-06112020-172603
Documento
Autor
Nome completo
Denise Silva Paes Landim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Duboc, Ana Paula Martinez
Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
Souza, Marlene de Almeida Augusto de
Título em português
Agência de professores de língua inglesa em formação e em serviço: desafios e possibilidades
Palavras-chave em português
Agência
Ensino de língua inglesa
Estágio supervisionado
Formação de professores
Letramento crítico
Resumo em português
Esta pesquisa de doutoramento investigou, no período de 2016 a 2020, o fenômeno da emergência e a conceituação da agência de professores de Língua Inglesa, em formação e em serviço, em sua formação e em seu contexto de prática pedagógica. A pesquisa parte do pressuposto de que o desenvolvimento de agência é uma das premissas básicas de uma educação que forme agentes críticos, participantes e transformadores para fazer frente a uma sociedade em constantes mudanças decorrentes do advento da globalização, do neoliberalismo e das tecnologias digitais. Assim, seus objetivos foram: discutir e comparar os paradigmas de formação inicial e continuada de professores de Língua Inglesa no Brasil e no contexto estudado; examinar a existência (ou não) de práticas colaborativas entre os professores e os estagiários; verificar as relações institucionais sob as quais se apoia o trabalho pedagógico investigado; pesquisar se o desenvolvimento da agência implica em ensino de Língua Inglesa voltado para o desenvolvimento de criticidade em tempos globais e digitais; e compreender as perspectivas individuais, discursivas, culturais e institucionais sob as quais os professores e os alunos estagiários justificam sua agência. Para responder a esses objetivos, a pesquisa foi realizada com um grupo de estagiários e professores de Inglês da educação básica, envolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Língua Inglesa e suas Literaturas de uma universidade localizada na região norte do Brasil. O estudo se concretizou por meio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, inserida no campo da linguística aplicada crítica, utilizando-se de teorias pós-estruturalistas e decoloniais, e de conceitos de outras áreas do conhecimento, tais como a sociologia e a filosofia da educação. Os dados apontaram para conceitos de agência entre os participantes, que se deslocaram entre tradições educacionais apassivadoras/neoliberais e dialógicas/críticas, bem como para possibilidades e desafios para o desenvolvimento da agência no contexto estudado.
Título em inglês
Pre-service and in-service English teachers agency: challenges and possibilities
Palavras-chave em inglês
Agency
Critical literacy
English Language Teaching (ELT)
Practicum
Teacher education
Resumo em inglês
This doctoral work, developed between the year 2016 and the year 2020, investigated the emergence and conceptualization of English teachers' agency, in pre-service and in-service education, in their education and in their pedagogical practice. The research is based on the assumption that agency is one of the basic premises of an education which forms critical, participative and transformative agents to face a society in constant changes due to globalization, neoliberalism and digital technologies. The main objectives of this study were: discussing and comparing the English teacher education paradigms in Brazil and in the context investigated; examining the existence (or not) of collaborative practices between teachers and student teachers; checking the institutional relations which base the pedagogical work under investigation; research if agency development implies a critically oriented English Language Teaching (ELT) in global and digital times; and understanding individual, discursive, cultural and institutional perspectives under which teachers and student teachers justify their agency. In order to address these objectives, the research was conducted with a group of teachers and student teachers involved in the English Language Teaching (ELT) practicum of a university in the north of Brazil. The study followed qualitative research methodological procedures of ethnographic nature, inserted in the field of critical applied linguistics, using post-structuralist and decolonial theories and concepts borrowed from other fields, such as sociology and philosophy of education. The main results indicate that agency concepts developed by the participants ranged from passive/neoliberal traditions in education to dialogical/critical perspectives, as well as possibilities and challenges to the development of agency in the context investigated.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.