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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-06112020-172603
Document
Auteur
Nom complet
Denise Silva Paes Landim
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Mór, Walkyria Maria Monte (Président)
Duboc, Ana Paula Martinez
Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
Souza, Marlene de Almeida Augusto de
Titre en portugais
Agência de professores de língua inglesa em formação e em serviço: desafios e possibilidades
Mots-clés en portugais
Agência
Ensino de língua inglesa
Estágio supervisionado
Formação de professores
Letramento crítico
Resumé en portugais
Esta pesquisa de doutoramento investigou, no período de 2016 a 2020, o fenômeno da emergência e a conceituação da agência de professores de Língua Inglesa, em formação e em serviço, em sua formação e em seu contexto de prática pedagógica. A pesquisa parte do pressuposto de que o desenvolvimento de agência é uma das premissas básicas de uma educação que forme agentes críticos, participantes e transformadores para fazer frente a uma sociedade em constantes mudanças decorrentes do advento da globalização, do neoliberalismo e das tecnologias digitais. Assim, seus objetivos foram: discutir e comparar os paradigmas de formação inicial e continuada de professores de Língua Inglesa no Brasil e no contexto estudado; examinar a existência (ou não) de práticas colaborativas entre os professores e os estagiários; verificar as relações institucionais sob as quais se apoia o trabalho pedagógico investigado; pesquisar se o desenvolvimento da agência implica em ensino de Língua Inglesa voltado para o desenvolvimento de criticidade em tempos globais e digitais; e compreender as perspectivas individuais, discursivas, culturais e institucionais sob as quais os professores e os alunos estagiários justificam sua agência. Para responder a esses objetivos, a pesquisa foi realizada com um grupo de estagiários e professores de Inglês da educação básica, envolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Língua Inglesa e suas Literaturas de uma universidade localizada na região norte do Brasil. O estudo se concretizou por meio de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, inserida no campo da linguística aplicada crítica, utilizando-se de teorias pós-estruturalistas e decoloniais, e de conceitos de outras áreas do conhecimento, tais como a sociologia e a filosofia da educação. Os dados apontaram para conceitos de agência entre os participantes, que se deslocaram entre tradições educacionais apassivadoras/neoliberais e dialógicas/críticas, bem como para possibilidades e desafios para o desenvolvimento da agência no contexto estudado.
Titre en anglais
Pre-service and in-service English teachers agency: challenges and possibilities
Mots-clés en anglais
Agency
Critical literacy
English Language Teaching (ELT)
Practicum
Teacher education
Resumé en anglais
This doctoral work, developed between the year 2016 and the year 2020, investigated the emergence and conceptualization of English teachers' agency, in pre-service and in-service education, in their education and in their pedagogical practice. The research is based on the assumption that agency is one of the basic premises of an education which forms critical, participative and transformative agents to face a society in constant changes due to globalization, neoliberalism and digital technologies. The main objectives of this study were: discussing and comparing the English teacher education paradigms in Brazil and in the context investigated; examining the existence (or not) of collaborative practices between teachers and student teachers; checking the institutional relations which base the pedagogical work under investigation; research if agency development implies a critically oriented English Language Teaching (ELT) in global and digital times; and understanding individual, discursive, cultural and institutional perspectives under which teachers and student teachers justify their agency. In order to address these objectives, the research was conducted with a group of teachers and student teachers involved in the English Language Teaching (ELT) practicum of a university in the north of Brazil. The study followed qualitative research methodological procedures of ethnographic nature, inserted in the field of critical applied linguistics, using post-structuralist and decolonial theories and concepts borrowed from other fields, such as sociology and philosophy of education. The main results indicate that agency concepts developed by the participants ranged from passive/neoliberal traditions in education to dialogical/critical perspectives, as well as possibilities and challenges to the development of agency in the context investigated.
 
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Date de Publication
2020-11-06
 
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