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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-05082020-182517
Documento
Autor
Nome completo
Gabriella Sieiro Pavesi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Marilia Mendes (Presidente)
Corbett, John Blair
Sardinha, Antonio Paulo Berber
Scherer, Anelise Scotti
Título em inglês
Writing is a journey: a study of post-graduate students' perceptions of academic writing in English
Palavras-chave em inglês
Academic literacy
Academic writing
Conceptualizations
Metaphor
Metaphor analysis
Perceptions
Resumo em inglês
With the increasing recognition of English as the dominating (ALTBACH, 2013) language in academic publications and the internationalization processes that Brazilian Universities have been going through, higher education students in Brazil are under growing pressure to publish in English. Nevertheless, initiatives to promote academic literacy in English, such as through writing centers, are still limited (CRISTOVAO; VIEIRA, 2016), and questions remain on the best approaches to fulfill this growing student need (FERREIRA; LOUSADA, 2006). Considering that studies (WHITE; BRUNING, 2004; SANDERS-REIO et al, 2014) demonstrate a connection between students' beliefs about writing and their actual performance, the use of metaphor analysis to investigate students' perception of academic writing has gained popularity (e.g. PAULSON; ARMSTRONG, 2011; ARMSTRONG, 2007; WAN, 2014; HART, 2009). Therefore, this study aimed at investigating the conceptualizations that graduate students at Universidade de São Paulo (USP) have regarding academic writing in English, through a comparative analysis of metaphors for academic writing in both English and Portuguese. Two distinct data-collection methodologies were used in this study, in order to collect both spontaneously generated metaphors (through interviews), and elicited metaphors (through a prompt- completion task). Overall, the results demonstrated a plethora of conceptualizations and novel metaphors regarding academic writing. It was also possible to identify similar metaphors for academic writing in English and Portuguese in students' individual results, which can indicate patterns in the way these students understand academic literacy learning. Knowing students' conceptualizations and beliefs of academic writing, and how these beliefs influence their learning process, may help towards the development of more efficient pedagogical practices in higher education.
Título em português
Escrever é uma jornada: um estudo das percepções de alunos de pós-graduação sobre a escrita acadêmica em Inglês
Palavras-chave em português
Análise de metáforas
Escrita acadêmica
Letramento acadêmico
Metáfora
Percepções
Resumo em português
Com o crescente reconhecimento internacional do Inglês como língua dominante (ALTBACH, 2013) em publicações acadêmicas e o processo de internacionalização pelo qual as Universidades brasileiras têm passado, estudantes universitários no Brasil se encontram, cada vez mais, frente à pressão de publicar em Inglês. No entanto, as iniciativas de promoção de letramento acadêmico em Inglês em universidades, como por exemplo, através de centros de escrita, ainda não são suficientes (CRISTOVÃO; VIEIRA, 2016), e há questionamentos com relação às melhores formas de suprir esta crescente necessidade dos alunos (FERREIRA; LOUSADA, 2006). Considerando-se que estudos (WHITE; BRUNING, 2004; SANDERS-REIO et al, 2014) demonstram que há relação entre as crenças de alunos sobre escrita e seus desempenhos nesta habilidade, o uso de análise de metáforas para investigar crenças e percepções de alunos com relação à escrita acadêmica tem se tornado popular (e.g. PAULSON; ARMSTRONG, 2011; ARMSTRONG, 2007; WAN, 2014; HART, 2009). Este estudo, portanto, buscou investigar as percepções que alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) têm com relação à escrita acadêmica em Inglês, através de uma análise comparativa de metáforas referentes à escrita acadêmica em Português e em Inglês. Foram utilizadas duas metodologias distintas de coleta de dados, de forma a coletar: a) metáforas produzidas espontaneamente (através de entrevistas) e b) metáforas criadas pelos participantes através do preenchimento de um formulário. Os resultados, de uma forma geral, demonstraram uma grande variedade de percepções e de metáforas originais para escrita acadêmica nas duas línguas. Foi possível notar também, nos resultados individuais de cada participante, uma quantidade significativa de metáforas similares para a escrita acadêmica em Português e Inglês, o que pode indicar padrões na forma como estes alunos entendem o aprendizado da escrita, independentemente do idioma-alvo. Conhecer as percepções e crenças que alunos têm da escrita acadêmica, e a forma como estas crenças se relacionam com o seu aprendizado, podem ajudar no desenvolvimento de projetos pedagógicos de letramento acadêmico mais eficientes e conscientes das necessidades de cada aluno.
 
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Data de Publicação
2020-08-05
 
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