• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-04042018-141319
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Toshihito Saito
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Carmagnani, Anna Maria Grammatico (Président)
Lopes, Carlos Renato
Mizan, Souzana
Mór, Walkyria Maria Monte
Titre en portugais
Da lousa digital interativa aos webcurrículos coletivos: agências, letramentos e práticas translíngues em um curso de língua inglesa
Mots-clés en portugais
Agências
Letramentos
Novas arquiteturas pedagógicas
Práticas translíngues
Webcurrículos
Resumé en portugais
Este estudo investiga os processos de co-construções webcurriculares em um curso de Língua Inglesa, caracterizado pela ausência de livro didático e cujas construções das aulas são mediatizadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, suas ferramentas e seus recursos. Amalgamados em movimentos agênticos de alunos e professor, os processos de construção de discursos e enunciados (BAKHTIN, 1929), sentidos e significados (BRUNER, 1960) por meio de práticas translíngues (CANAGARAJAH, 2013) oferecem alguns dos elementos mediatizadores para que esses processos de co-construções de novas arquiteturas pedagógicas ocorram. Essa composição caleidoscópica que fomenta a ecologia social e cultural desta pesquisa etnográfica é caracterizada por ser interpretativa em busca de significados (GEERTZ, 1973), e não uma análise de uma ciência experimental em busca de uma lei. Assim, este trabalho encontra-se organizado em três capítulos que discorrem sobre as concepções que envolvem esta pesquisa etnográfica e seus processos de construção de dados contemplando os webcurrículos, as agências e as práticas translíngues por meio dos letramentos. A partir dos conceitos de temporalidade (EMIRBAYER e MISCHE, 1998) e da abordagem ecológica da agência (BIESTA e TEDDER, 2007) é possível observar como os movimentos agênticos de cada um dos sujeitos da pesquisa dialogam em busca de um equilíbrio outro, a partir de forças que emanam dessa ecologia social, cultural e material. Assim, o leitor é convidado a espiar através das lentes deste pesquisador-etnógrafo, alguns movimentos e olhares construídos, cujos elementos mediadores são os letramentos com as suas múltiplas linguagens e as tecnologias digitais da informação e comunicação. Tal composição ecológica propicia a abertura de novas janelas acompanhadas por visões de mundo outras, cujos elementos possibilitam infinitas combinações que fomentam a construção de outros tipos de conhecimentos inacabados.
Titre en anglais
From the digital interactive whiteboard to the collective web-based curricula: agencies, literacies and translingual practices in an English language program
Mots-clés en anglais
Agencies
Literacies
New pedagogical architectures
Translingual practices
Web-based curricula
Resumé en anglais
English language program, characterized by the absence of textbooks and whose classroom constructions are mediated by digital information and communication technologies, their tools and their resources. The processes of constructing discourses and speeches (BAKHTIN, 1929), sense and meanings (BRUNER, 1960) by means of translingual practices (CANAGARAJAH, 2013) offer some of the mediatizing elements for these processes of co-constructions of new pedagocial architectures to occur. This kaleidoscopic composition that fosters the social and cultural ecology of this ethnographic research is characterized by being interpretative in search of meanings (GEERTZ, 1973), and not an analysis of an experimental science in search of a law. Thus, this work is organized in three chapters that discuss the conceptions that involve this ethnographic research and its processes of data construction contemplating the web-based curricula, the agencies and the translingual practices and the literacies. Based on the concepts of temporality (EMIRBAYER and MISCHE, 1998) and the ecological approach of agencies (BIESTA and TEDDER, 2007), it is possible to observe how the agentic movements of each of the research subjects intertwine in seach of some equilibrium of the other, whose forces emanate from this social, cultural and material ecology. Thus, the reader is invited to peer through the lenses of this ethnographer-researcher, some of the constructed movements and looks, whose mediating elements are the literacies and their multiple languages and the digital technologies of information and communication. Such ecological composition allows the opening of new windows accompanied by other world views, whose elements allow infinite combinations that foment the construction of other types of knowledge, unfinished knowledge.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-04-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.