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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-02122022-144136
Documento
Autor
Nome completo
Lindberg Souza Campos Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva (Presidente)
Loureiro, Isabel Maria Frederico Rodrigues
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza
Soares, Marcos Cesar de Paula
Título em português
Virginia Woolf e Bertolt Brecht: tragédia, romance, revolução
Palavras-chave em português
Crítica literária
Estudos culturais
Literatura inglesa, Literatura alemã
Materialismo cultural
Resumo em português
Esta tese de doutorado é uma leitura crítica dos romances As Ondas (1931), de Virginia Woolf, e Romance de Três Vinténs (1934), de Bertolt Brecht, à luz de três ideias da maior importância para estes autores, a saber, tragédia, romance e revolução. A análise do trabalho formal contido nessas obras permite sustentar que elas não apenas procuraram, cada uma a seu modo particular, definir a experiência do período entreguerras, da crise de 1929 e da ascensão do nazifascismo, como também anteciparam linhas de força cruciais para a produção cultural do pós-guerra.
Título em inglês
Virginia Woolf and Bertolt Brecht: tragedy, novel, nevolution
Palavras-chave em inglês
Cultural materialism
Cultural studies
English literature
German literature.
Literary criticism
Resumo em inglês
This doctoral thesis is a critical reading of Virginia Woolf's The Waves (1931) and Bertolt Brecht's Threepenny Novel (1934) in the light of three ideas of major importance for them, namely tragedy, novel and revolution. The analysis of the formal system contained in these works of art allows us to argue that they not only sought, each in its own way, to define the experience of the interwar period, the 1929 crisis and the rise of Fascism and Nazism, but also anticipated crucial lines of force for post-war cultural production.
 
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Data de Publicação
2022-12-02
 
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