• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-02022023-173858
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Íris dos Reis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Presidente)
Dell'Olio, Francesca
Martinez, Juliana Zeggio
Santos, Gabriel Nascimento dos
Título em português
Sobre vinho velho em garrafas novas: problematizações da homogeneidade e da universalidade nos letramentos digitais
Palavras-chave em português
Autoetnografia
Decolonialidade
Ensino de línguas e linguagem
Letramento crítico
Letramento digital
Resumo em português
A autoetnografia foi o modus operandi escolhido nesta pesquisa para dar suporte ao objetivo da investigação, que é propor reflexões acerca da desuniversalização de conceitos e teorias, pelas duplas lentes da pesquisadora que é, ao mesmo tempo, sujeita e objeto deste estudo. Este aporte adotado causa incômodo à pesquisadora, pois suas marcas, histórias e cicatrizes são desveladas, ao passo que sua bagagem de vida caracteriza o objetivo da pesquisa, pois foi de onde partiram os anseios que se transformaram nesta tese. Neste sentido, este estudo busca trazer reflexões sobre as tecnologias digitais e a educação, principalmente no período de pandemia, assim como sobre a sociedade pós-moderna e as causas de seus reflexos que estão trazendo doenças neurais e mentais para os(as) sujeitos(as), bem como da relação do letramento crítico com a agência de professores no contexto pandêmico, além de buscar desmistificar os conceitos de Nativos Digitais e Multitarefados. Esta tese traz também uma discussão a respeito das emoções e sentimentos (sensibilidades) e a importância de se trazer o corpo de volta, sem fragmentá-lo, pois, enquanto sujeitos(as), somos constituídos por um corpo, a racionalidade e suas sensibilidades, portanto, não é congruente falar de suas partes sem um todo, ou ainda, enaltecer uma sobre a outra. Além da autoetnografia, os dados colhidos, que são compostos por questionários e entrevistas com professores de línguas e linguagem da educação básica, foram apresentados na tese em forma de tabelas. Por fim, esta pesquisa busca transpassar muros e barreiras de modo que seus leitores possam refletir sobre a importância de identificar os efeitos trazidos da colonialidade, para então interrogá-los, e assim, interrompê-los por meio da teoria decolonial, metaforicamente chamado de trazer o corpo de volta, ou seja, dar visibilidade para aqueles(as) que foram excluídos e marginalizados, de modo que práticas educacionais sejam ressignificadas e possam criar novas possibilidades por meio do ler-se lendo no Outro, por meio das semelhanças, mas sobretudo, nas alteridades.
Título em inglês
About old wine in new bottles: problematizations of homogeneity and universality in digital literacies
Palavras-chave em inglês
Autoethnography
Critical literacy
Decoloniality
Digital literacy
Learning languages
Resumo em inglês
The autoethnography was the modus operandi chosen in this research to support the objective of the investigation which is to propose reflections on the de-universalization of concepts and theories through the double lens of the researcher who is this studys subject and the object, as well. This modus adopted causes discomfort to the researcher because her marks, stories and scars are revealed while her life baggage characterizes the objective of the research, because it was where the anxiety came from that then became this thesis. In this sense, this study seeks to bring reflections on digital technologies and education, especially in the pandemic period, as well as on postmodern society and the causes of its reflexes that are bringing neural and mental diseases to individuals, including discussions about the relationship of critical literacy with the teacher agency in the pandemic context, in addition to seeking to demystify the concepts of Digital Natives and Multitaskers. This thesis also brings a discussion about emotions and feelings (sensitivities) and the importance of bringing the body back without fragmenting it, because as individuals we are constituted by a body, rationality and its sensibilities therefore it is not congruent to speak of its parts without a whole or even to extol one over the other. In addition, besides the autoethnography, the collected data is composed of questionnaires and interviews with language teachers in basic education. This data is presented in the thesis by tables. Finally, this research seeks to cross walls and barriers so its readers can reflect on the importance of identifying the effects brought by the coloniality to then interrogate them and, thus, interrupt them through the decolonial theory, metaphorically called bring the body back that means give visibility to those who were excluded and marginalizes, so that educational practices cold be re-signified and can create new possibilities through reading by reading her/himself in the Other through the similarities but above all, in otherness.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.