• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-02012023-134439
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Marcel Moyano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Izarra, Laura Patricia Zuntini de (Presidente)
Almeida, Sandra Regina Goulart
Inacio, Emerson da Cruz
Nigro, Cláudia Maria Ceneviva
Título em português
Os alterlugares do corpo: a diáspora caribenha de Shani Mootoo
Palavras-chave em português
Alterlugares
Diásporas
Gênero
Pós-colonialismo
Teoria Queer
Resumo em português
A crítica literária contemporânea, em sua interface com os estudos de gênero e a teoria queer, tem sistematicamente denunciado importantes lacunas entre o feminismo e o pensamento pós e decolonial na perquiricação das subjetividades. Tinsley (2008) aponta, em especial, a utilização da noção de fluidez -- tão cara ao Pós-estruturalismo -- por esses diferentes pilares da academia, em um movimento que sempre acaba por obliterar algum aspecto da identidade. Dois tropos se entrelaçam, portanto, na empreitada de se ater simultaneamente a tantas diferentes dimensões do sujeito: corpo e espaço. Através desses dois principais eixos temáticos e ciente de tais flancos na seara dos estudos literários, este trabalho traz à tona a produção ficcional de Shani Mootoo, uma escritora indocaribenha, lésbica, radicada no Canadá. Por meio de uma leitura cuidadosa de sua coleção de contos Out on Main Street and Other Stories( 1993)1 e dos romances Cereus Blooms at Night(1996)2, He Drown She in the Sea (2005)3, Valmiki's Daughter4 (2008a) e Moving Forward Sideways like a Crab (2014)5, demonstrarei como a autora lança mão de uma série de recursos linguísticos e literários, culminando na elaboração de uma ferramenta teórica capaz de mobilizar de modo interseccional as diferentes camadas que compõem subjetividades queer e póscoloniais. Pela formação daquilo que chamarei de "alterlugares", a autora mostrar-seá sempre atenta às relações de poder que demarcam diferentes cidadanias no eixo dos deslocamentos Norte-Sul, atravessadas também pelos componentes da identidade de gênero e da orientação sexual. Reflexões no âmbito do feminismo angloamericano e da teoria queer, de teóricas como Judith Butler, Teresa de Lauretis e Joan Scott; textos canônicos do pós-colonialismo, como da Edward Said, Homi Bhabha, Paul Gilroy e Stuart Hall; intervenções críticas do feminismo negro e do pensamento interseccional de Audre Lorde, bell hooks, Glória Anzaldúa, Anne McClintock, Kimberlé Crenshaw e Maria Lugones, bem como a provocação de Patrick Johnson (2001) em torno das limitações da teoria queer em sua formulação do conceito de "quare" e a leitura de Rosamond King (2014) acerca das diferentes identidades sexuais e de gênero dos povos caribenhos servirão de aparato teórico para esta investigação. Ao longo dos capítulos dessa tese, demonstrarei como diferentes subjetividades limítrofes e uma ampla pluralidade de corpos e existências compõem não somente o tecido social caribenho, mas também marcam sociedades cada vez mais influenciadas por dinâmicas transnacionais e por movimentos diaspóricos em série. Além disso, imiscuindo corpo e espaço, os alterlugares do corpo no texto literário de Mootoo formarão novas organizações sociais movidas não por afiliações de parentesco ou de determinados estados-nacionais, mas sedimentadas por redes de solidariedade e resistência que transcendem fronteiras nacionais e denunciam a instável ficcionalidade das mesmas. Desta forma, corpos trans, pós-coloniais, decoloniais e corporalidades quare serão projetados na linha de frente para uma compreensão mais profunda da constituição de subjetividades no século XXI.
Título em inglês
The alterplaces of the body: Shani Mootoo's caribbean diaspora
Palavras-chave em inglês
Alterplaces
Diasporas
Gender
Postcolonialism
Queer Theory
Resumo em inglês
Contemporary literary criticism, in its interface with gender studies and queer theory, has systematically denounced important gaps between feminism, post- and decolonial thinking in the investigation of subjectivities. For example, Tinsley (2008) points out the way in which the notion of fluidity -- so relevant to Post-structuralist theories -- as used by these different voices in academia, always ends up obliterating some aspect of one's identity. Thus, two tropes are intertwined in the complex agenda of simultaneously looking at so many different dimensions of the subject: body and space. Through these two central thematic axes and aware of such flanks in the humanities and, more specifically, in the field of literary studies, this work brings to light the fictional production of Shani Mootoo, an Indo-Caribbean, lesbian writer, based in Canada. By carefully reading her collection of short stories Out on Main Street and Other Stories (1993) and the novels Cereus Blooms at Night (1996), He Drown She in the Sea (2005), Valmiki's Daughter (2008) and Moving Forward Sideways like a Crab (2014), I aim to showcase how the author makes use of a series of linguistic and literary resources, culminating in the elaboration of a theoretical tool that is capable of mobilizing, in an intersectional fashion, the different layers that make up queer and post-colonial subjectivities. In the formation of what I call "alterplaces", the visual artist, poet and novelist will always be attentive to the power relations that demarcate different citizenships in the dynamics of North-South displacements, which are also inevitably crossed by the components of gender identity and sexual orientation. Reflections on Anglo-American feminism and queer theory, by scholars such as Judith Butler, Teresa de Lauretis and Joan Scott; canonical postcolonial texts, such as those written by Edward Said, Homi Bhabha, Paul Gilroy and Stuart Hall; critical interventions by black feminists and the intersectional thinkers, such as Audre Lorde, bell hooks, Glória Anzaldúa, Anne McClintock, Kimberlé Crenshaw, and Maria Lugones, as well as Patrick Johnson's provocation around the limitations of queer theory in his formulation of the concept of "quare" and Rosamond King's reading of the different sexual and gender identities of the Caribbean peoples will serve as the theoretical apparatus for this investigation. Throughout the chapters of this dissertation, I will demonstrate how different bordering subjectivities and a wide plurality of bodies and existences make up not only the Caribbean social fabric, but also mark societies that are increasingly influenced by transnational dynamics and serial diasporic movements. Furthermore, interconnecting body and space, the alterplaces of the body in Mootoo's literary texts will lead to the formation of new social organizations moved not by kinship or nation-states affiliations, but reinforced by networks of solidarity and resistance that transcend national borders and denounce their unstable fictionality. Therefore, trans, post-colonial and decolonial bodies as well as quare bodily experiences will be projected on the front line for a deeper understanding of the constitution of subjectivities in the 21st century.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.