• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2002.tde-02012006-105801
Documento
Autor
Nome completo
Glauce Rocha de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Presidente)
Braga, Denise Bértoli
Carmagnani, Anna Maria Grammatico
Título em português
"Ver para crer: a imagem como construção"
Palavras-chave em português
Cultura Visual
Imagem fotográfica
Multimodalidade
Visualidade
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é analisar o processo de visualidade, quando da leitura de textos multimodais publicados em jornais brasileiros. A hipótese de nosso trabalho é que, contrário à maneira tradicional de abordar a imagem como documento, isto é, com seu significado estático e inerente a ela, acreditamos que a imagem é uma construção sócio histórica, carregando traços de seu contexto de produção; como tal a leitura e a interpretação dessa imagem serão influenciadas pelo contexto sócio histórico no qual se inserem seus intérpretes/produtores. O trabalho consistiu na contraposição entre análises de imagens jornalísticas e conceitos da Semiótica, Análise de Discurso, Antropologia Visual e Comunicação Visual.
Título em inglês
Seeing is believing: Image as Socio Historic Construction
Palavras-chave em inglês
Multimodality
Photography
Visual Culture
Visuality
Resumo em inglês
The objective of this dissertation is to analyze visual multimodal texts published in Brazilian newspapers. The hypothesis is that, contrary to the traditional approach to the image as a document with a fixed static and inherent meaning, we believe that the image is a socio historic construction carrying traces of its context of production; as such the reading and interpretation of the image is influenced by the socio-historic context to which its interpreters/producers belong. Our methodology consisted of counterposing the analysis of journalistic images and concepts from Semiotics, Discourse Analysis, Visual Anthropology and Visual Communications.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Agradecimentos.pdf (982.94 Kbytes)
Apresentintrod.pdf (133.09 Kbytes)
Bibliografia.pdf (21.02 Kbytes)
Cap01.pdf (99.88 Kbytes)
Cap02.pdf (981.05 Kbytes)
Cap03.pdf (844.92 Kbytes)
Cap04.pdf (31.06 Kbytes)
Capa.pdf (1.87 Mbytes)
Capa2.pdf (15.21 Kbytes)
Conclusao.pdf (12.37 Kbytes)
Dedicatoria.pdf (8.29 Kbytes)
Quarta_Capa.pdf (15.75 Kbytes)
Data de Publicação
2006-03-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.