• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-31082010-143856
Documento
Autor
Nombre completo
Lucia Campos de Oliveira Zucchi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Kundman, Maria Sabina (Presidente)
Marinelli, Vera Lucia
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei
Título en portugués
Leitura em Francês na Internet: projetos interdisciplinares no Ensino Médio
Palabras clave en portugués
interdisciplinaridade
Internet
leitura em LE
pedagogia de projetos
TICE
Resumen en portugués
A leitura é uma atividade complexa, de grande importância no ensino/ aprendizagem de uma língua estrangeira, sendo considerada como um elemento a ser priorizado no sistema educacional brasileiro de nível médio, no ensino do francês, segundo os PCNs, em função de sua utilidade e facilidade de acesso. Ela é também a atividade por excelência do usuário da Internet. O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que a prática da leitura, associada ao uso da Internet e a projetos interdisciplinares pode trazer para o aprendizado do francês, língua estrangeira, em contexto institucional. A experiência que possibilitou nosso estudo foi realizada em classes do primeiro ano do ensino médio num estabelecimento de ensino particular da cidade de São Paulo, onde o francês faz parte da grade curricular. A prática da leitura, num momento em que se valoriza o ensino por competências segundo o Quadro Europeu de Referência para as Línguas, foi realizada com estudo de textos de divulgação científica, nas áreas de História/Geografia e Física, com a metodologia de projetos de aprendizagem interdisciplinares visando a obtenção de autonomia de leitura em aprendizes de nível iniciante/intermediário.
Título en inglés
Reading in French on the Internet: projects interdisciplinary school
Palabras clave en inglés
design pedagogy
interdisciplinarity
internet
LE reading
TICE
Resumen en inglés
Reading is a complex activity which plays a key role in a foreign language teaching and learning. This ability is considered an element to be prioritized in Brazilian high school educational system concerning French language teaching, according to the National Standard Curriculum, due to its usefulness and easy access. Reading is also the activity per excellence of Internet users. The present work proposes a discussion over the contributions that the reading practice, associated with Internet use and interdisciplinary projects may bring to French language teaching, foreign language teaching, in the institutional context. The experiment that enabled our study took place in high school first grades at a private school in São Paulo City, where French language is part of the school curriculum. Reading practice, at a moment in which the teaching per competences is highly valued according to the European Reference Chart to Languages, happened with the study scientific broadcasting texts in the fields of History, Geography and Physics, with the methodology of learning projects, aiming at the achievement of reading autonomy to beginners and intermediate learners.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.