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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-29082012-093335
Documento
Autor
Nome completo
Maria Elisabeth Vitullo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Dahlet, Veronique Marie Braun (Presidente)
Delibo, Juarez Antonio
Fochi, Eliana Magrini
Leite, Marli Quadros
Mouzat, Alain Marcel
Título em português
O papel da gramática no ensino e na aprendizagem de francês - língua estrangeira: importância, função e delimitação
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Ensino
Francês - língua estrangeira
Gramática
Resumo em português
Este trabalho discute o espaço destinado à gramática e sua complexidade no processo de ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira, em meio institucional. Para tanto, a pesquisa contempla desde um estudo retrospectivo do aprendizado de línguas estrangeiras desencadeado pela simples necessidade das trocas sociais, até a sistematização e surgimento de métodos de ensino, observando sempre a relevância da gramática no pensamento linguístico e pedagógico. Na sequência, apresenta uma revisão de metodologias modernas de francês para estrangeiros, com destaque na abordagem e no tratamento dado a pontos gramaticais selecionados de livros didáticos da área. Em seguida, investiga o que pode ser considerado o cerne do trabalho: a concepção, a importância e o enfoque conferidos à gramática no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Tal investigação foi feita por meio de questionários aplicados a professores e alunos bem como de observações de aulas. O intuito foi o de abranger várias situações pedagógicas a fim de obter-se maior confiabilidade nos resultados. Finalmente, a tese pretende mostrar o lugar destinado à gramática no ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira.
Título em inglês
The role of grammar in the teaching and learning of French as a foreign language: importance, function and delimitation
Palavras-chave em inglês
French as a foreign language
Grammar
Learning
Teaching
Resumo em inglês
This study aims at discussing the issue of teaching and learning French as a foreign language, more specifically, the role of grammar and its complexity in such process in institutional environments. In order to achieve its goals, this research starts with a retrospective study of foreign language learning, triggered by the simple need for social exchanges until the systematization and development of teaching methods, considering the relevance of grammar in the linguistic and pedagogical thinking. It also presents a review of modern teaching methods of French for foreigners, with emphasis on the approach given to grammar as well as the way to cope with it in related textbooks. Then, it investigates what can be considered the core of this study: the concepts, the importance and the focus on grammar in the development of the teaching and learning process. The investigation was conducted by applying questionnaires to teachers and students, as well as class observation. The aim was to comprise the context taken into account in order to obtain more reliable results to the analysis. Finally, it intends to show the role of grammar in the teaching and learning of French as a foreign language.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-08-29
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Aquisição das linguas e pesquisas em pontuação. Linha d' Água, 1999, vol. 14, p. 75-85.
  • DAHLET Véronique. A pontuaçao e as culturas da escrita. Filologia e Linguística Portuguesa, 2006, vol. 1, p. 287-314.
  • DAHLET Véronique. A pontuação e sua metalinguagem gramatical. Revista de Estudos da Linguagem, 2002, vol. 10, nº 1, p. 29-41.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. O proceder da pesquisa: quais as relações entre problematica, dissertação e corpus?. Letras (Santa Maria), 2002, vol. 21, p. 127-132.
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  • BRAUN DAHLET, Véronique. Grammaires et variations en langue. In Véronique BRAUN DAHLET. Ciências da linguagem e didatica das linguas. Organizador. Sao Paulo : HUMANITAS, 2011{Volume}, p. 12-394.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-29082012-093335/
  • BRAUN DAHLET, Véronique. As (man)obras da pontuação. Usos e significações. São Paulo : Associação Editorial Humanitas / Fapesp, 2006{Volume}.{Serie}
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