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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-27092012-122850
Documento
Autor
Nome completo
Raquel Lima Botelho Casillo Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Laranjeira, Mario (Presidente)
Alves, Maria Cláudia Rodrigues
Faleiros, Álvaro Silveira
Mouzat, Alain Marcel
Souza, Germana Henriques Pereira de
Título em português
São Bernardo em língua francesa: uma tradução informada
Palavras-chave em português
Graciliano Ramos
Retradução
São Bernardo
Tradução informada
Tradução modelo
Resumo em português
Este trabalho propõe-se a estabelecer e a examinar a relação entre duas traduções do romance São Bernardo de Graciliano Ramos: uma em língua inglesa e outra em língua francesa. Separadas pela língua e pelo intervalo de onze anos, nossa tese é de que a tradução inglesa se constitui uma tradução modelo e, a francesa, uma tradução informada. Os conceitos de tradução modelo e tradução informada foram criados por nós para atender às necessidades de nossa pesquisa; o primeiro nos foi inspirado pela leitura das correspondências entre Guimarães Rosa e seu tradutor alemão Curt-Meyer-Clason (1963 e 1965), enquanto o segundo foi desenvolvido a partir dos conceitos de primeira tradução, e de retradução, lançados por Antoine Berman (1990). Como fio condutor da discussão sobre esses textos que habitam três línguas-cultura distintas, lançou-se mão dos marcadores culturais a fim de estabelecer de que maneira e em que níveis a tradução inglesa informa a tradução francesa.
Título em inglês
São Bernardo in French: an informed translation
Palavras-chave em inglês
Graciliano Ramos
Informed translation
Model translation
Retranslation
São Bernardo
Resumo em inglês
This study aims to establish and examine the relationship between two translations of the novel São Bernardo by Graciliano Ramos: one in English and the other in French. Separated by language and by an interval of eleven years, our thesis is that the English translation is a model translation, while the French one is an informed translation. This study develops the concept of model translation with the aid of the correspondence exchanged by Guimarães Rosa and his German translator Curt-Meyer-Clason (1963 and 1965). The theory of the informed translation, in turn, was developed from the concepts of first translation and retranslation, coined by Antoine Berman (1990). Cultural markers were employed as the axis of discussion about these texts that inhabit three distinct languages-cultures, in order to establish in what way and to what extent the English translation informs the French translation.
 
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Data de Publicação
2012-09-27
 
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