• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2006.tde-08082007-155902
Documento
Autor
Nombre completo
Lara Biasoli Moler
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Amaral, Gloria Carneiro do (Presidente)
Dantas, Luiz Carlos da Silva
Pinto, Maria Cecilia Queiroz de Moraes
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Vicente, Adalberto Luis
Título en portugués
Da palavra ao silêncio: o teatro simbolista de Maurice Maeterlinck
Palabras clave en portugués
Crise do drama
Dramaturgia do século XIX
Maeterlinck
Simbolismo
Teatro simbolista
Resumen en portugués
Nos últimos anos do século XIX, o poeta, dramaturgo e ensaísta belga Maurice Maeterlinck (1862-1949) concretiza as aspirações teatrais do movimento simbolista com um conjunto de oito peças, escritas entre 1889 e 1894, que são testemunho não apenas de sua concepção dramática, mas também da própria evolução do teatro simbolista. Fundamentando-se nas limitações da comunicação verbal e na premissa de um silêncio eloqüente, Maeterlinck desenvolve um projeto de reformulação da linguagem dramática que, recentemente, tem sido apreciado do ponto de vista de sua contribuição para a formação do teatro moderno. Este trabalho tem como objetivo ilustrar o projeto de Maeterlinck por meio de uma apreciação de suas teorias teatrais e de exemplos selecionados de cada uma das oito peças que compõem sua produção simbolista.
Título en inglés
From the verbal communication to the silence: the Maeterlinck´s ymbolist theater
Palabras clave en inglés
19th century drama
Drama as crisis
Maeterlinck
Symbolism
Symbolist theater
Resumen en inglés
At the end of the 19th century, the Belgian poet and playwright Maurice Maeterlinck (1862-1949) fulfills the dramatic aspirations of the Symbolist movement through a collection of eight plays, written between 1889 and 1894, which are witnesses not only to the author's theatrical conception, but to the symbolist theater evolution as well. Departing from the very limitations of verbal communication and from the conception of an eloquent silence, Maeterlinck develops a project that contemplates a thorough review of the dramatic dialogue, a project which has recently been associated to the making of modern drama. This study seeks to illustrate Maeterlinck`s dramatic project through an appreciation of his theories and examples from the plays which represent his Symbolist drama.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-10-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.