• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-05082020-181818
Documento
Autor
Nombre completo
Evelise Mateos Nicoletti Sanches
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque (Presidente)
Cristovão, Maria Lucia Claro
Ortale, Fernanda Landucci
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei
Título en portugués
Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Estratégias de aprendizagem
Língua materna
Pedagogia de projetos
Produção oral
Resumen en portugués
Esta dissertação de mestrado intitulada "Projeto Notre Voix: o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem para a produção oral em francês de alunos de um Centro de Estudo de Línguas do estado de São Paulo" tem o objetivo geral de analisar, por meio da criação de um projeto, a produção oral de um grupo de adolescentes e jovens adultos, alunos de Francês Língua Estrangeira (FLE) em um CEL do estado de São Paulo. O referencial teórico da pesquisa baseou-se nos conceitos de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; CYR, 1998, OLMO, 2016), alternância de código (CAUSA, 1997), língua materna (CASTELLOTTI, 2001), perspectiva acional (PUREN, 2004 e 2009), didática do oral (WEBER, 2013) e pedagogia de projetos (PERRENOUD, 1998, 1999. LEFFA; IRALA, 2014). Os objetivos da pesquisa foram os seguintes: i) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos-participantes para o desenvolvimento da produção oral; ii) identificar em quais situações a língua materna é uma estratégia utilizada pelos alunos-participantes em situações de produção oral; iii) analisar em que medida as atividades didáticas propostas pelo professor contribuem para mobilizar diferentes estratégias de aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa-interpretativa, o método utilizado foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998) e a coleta de dados foi feita a partir da realização do projeto pedagógico "Notre Voix: Apresentações Orais em FLE", cujo tema norteador foi filmes e séries de televisão em língua francesa. As etapas da pesquisa foram: identificação do perfil linguístico dos alunos-participantes e de seu contato com a língua francesa e com outras línguas estrangeiras; realização de atividades orais individuais e em grupos, a fim de identificar quais as estratégias utilizadas pelos alunos-participantes para a produção oral na língua alvo e, finalmente, uma reflexão em língua materna sobre as percepções dos alunos-participantes em relação ao trabalho desenvolvido. Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de aprendizagem utilizadas - mnemônicas, cognitivas, compensatórias, metacognitivas, afetivas e sociais - estão relacionadas ao tipo de atividade proposta pelo professor. Além disso, a presença da língua materna foi observada nas situações em que os alunos-participantes mobilizam seus saberes servindo-se da interlíngua e da alternância de código como estratégias de aprendizagem. A contribuição da pesquisa se dá no âmbito da formação de professores de línguas estrangeiras em contextos diversos, uma vez que a investigação sobre as estratégias de aprendizagem faz parte da reflexão do agir do professor e dos alunos.
Título en inglés
Notre Voix Project: the Development of learning strategies for the French oral production from students of a Centro de Estudo de Línguas CEL - in the state of São Paulo
Palabras clave en inglés
Learning strategies
Mother tongue and project-based learning
Oral production
Resumen en inglés
This Master's thesis entitled "Notre Voix Project: the Development of learning strategies for the French oral production from students of a Centro de Estudo de Línguas CEL in the state of São Paulo" has the general objective to examine, though the creation of a project, the oral production of a teenager group and young adults who study French as a foreign language in a branch of CEL which is in the capital of São Paulo. The theorical framework of the research was based on the concepts of learning strategies (OXFORD, 1990; CYR, 1998, OLMO, 2016), code- switching (CAUSA, 1997), mother tongue (CASTELLOTTI, 2001), action approach (PUREN, 2004 e 2009), oral's didactic (WEBER, 2013) and project-based learning (PERRENOUD, 1998, 1999. LEFFA; IRALA, 2014). The research objectives were as follow: i) identify the learning strategies used by the participating students for the development of oral production; ii) identify in which situations the mother tongue is a strategy used by the participating students in oral production situations; iii) analyse to what extent the teaching activities proposed by the teacher contribute to mobilize different learning strategies. The research is qualitative-interpretative, the method was the action research (THIOLLENT, 1998) and the data collection was made from the accomplishment of the pedagogical project: "Notre Voix: Oral presentations in French as a foreign language", performed in the classroom, with the theme: "films and TV series in French language, which presented the following steps: awareness and identification of the linguistic profile of the participating students and their contact with the French language as well as other foreign language; the production of oral activities in groups or individually, in order to identify which strategies are used by the participating students for the oral production in the target language and, finally, a feedback on the mother tongue about the participating students perception in relation to the work carried out. The results of the research pointed that the learning strategies used - memory, cognitive, compensation, metacognitive, affective and social ones - are related to the kind of activity proposed by the teacher. Futhermore, the presence of the mother tongue was observed in situations in which the participating students mobilize their knowledge by using interlanguage and code-switching as learning strategies. The contribution of the research fits into the context of the training of foreign language teachers in different contexts, once the research on learning strategies is part of the reflection of the teacher's and students' action.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-08-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.