• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-27072007-114030
Documento
Autor
Nombre completo
Rosa Maria Oliveira Justo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Vieira, Maria Augusta da Costa (Presidente)
Bajard, Elie Marie Eustache
Humblé, Philippe René Marie
Título en portugués
Os moinhos de vento no Brasil: uma leitura da adaptação de 'Dom Quixote das crianças' de Monteiro Lobato
Palabras clave en portugués
Cervantes
Leitor
Leitura
Lobato
Romanesco.
Resumen en portugués
O presente trabalho consiste no estudo da adaptação de Dom Quixote das crianças (1936), de Monteiro Lobato, tendo com base o diálogo intertextual que a referida obra mantém com o Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes (1605). Apesar da distância temporal que separa as duas obras, muitos aspectos as unem, em particular a preocupação com a leitura e com o próprio leitor da obra. A partir, portanto, do estudo da leitura e da condição do leitor correspondente a cada um dos períodos históricos, pretende-se desenhar possíveis análises e interpretações da obra de Monteiro Lobato, focalizando, em especial, as eventuais contribuições do escritor brasileiro para a formação de jovens leitores.
Título en inglés
The windmill in Brazil: study of the adaptation of Dom Quixote das crianças of Monteiro Lobato
Palabras clave en inglés
Cervantes
Lobato
Reader
Reading
Romance
Resumen en inglés
This work is subject for study of the adaptation of Dom Quixote of the children (1936) of Monteiro Lobato, based on the intertextual dialogue between the work mentioned and Dom Quixote of Miguel de Cervantes (1605). Despite the secular distance that separates the two pieces of work, many aspects join them, in particular, the concern with the reading and the proper reader. It intends to draw possible analyses and interpretation of Monteiro Lobato's work taking as a starting point the study of the reading and the condition of the corresponding reader to each one of the historical periods, focusing, in special, the eventual contribution of the Brazilian writer for the formation of young readers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-08-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.