• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-22082023-122613
Documento
Autor
Nombre completo
Talita Maria de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Rodrigues, Fernanda dos Santos Castelano (Presidente)
Fanjul, Adrian Pablo
Fontana, Mónica Graciela Zoppi
Glozman, Mara Ruth
Título en portugués
Uma ameaça ronda a formação de nossas crianças? : análise do discurso dos movimentos conservadores Con Mis Hijos No Te Metas e Escola Sem Partido
Palabras clave en portugués
Conservador
Educação
Escola
Formação
Gênero
Partido
Resumen en portugués
Este trabalho tem por objetivo analisar o discurso dos movimentos conservadores Con Mis Hijos No Te Metas (CMHNTM), da Argentina, e Escola Sem Partido (ESP), do Brasil, a partir dos textos de apresentação elaborados por seus membros e organizados em seus portais online, que acompanhamos entre os anos 2019 e 2022. Para essa análise comparativa, utilizaremos o instrumental teórico da Análise de Discurso Materialista (AD). Em nosso trabalho apresentamos as Condições de Produção para a emergência desses discursos no Brasil e na Argentina nos últimos anos, analisamos os espaços online que as sequências discursivas selecionadas ocupam, estudamos como cada um dos movimentos é apresentado e também as designações que os nomeiam, com ênfase nos processos de construção dos sujeitos filhos/alunos, Estado e professores enquanto objetos desses discursos. Encontramos regularidades e descontinuidades entre os discursos dos dois movimentos, pois, apesar de ambos terem objetivos parecidos, defendendo a autoridade da família na educação dos filhos e apontando o que consideram ser os erros da formação escolar e da legislação educacional de seus países, o CMHNTM reagindo à Lei 26.150, que estabelece o Programa Nacional de Educación Sexual Integral (ESI), e o ESP tentando modificar a Lei 9.394/1996, que estabelece as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), seus processos de textualização são diferentes. Enquanto um se organiza através do discurso familiar, o outro se organiza em torno de um discurso de apartidarismo - o primeiro chamando à participação cidadã, e o segundo apoiando-se em denúncias anônimas e na sugestão de um Projeto de Lei.
Título en inglés
Is a threat surrounding our children’s upbringing? : discourse analysis of the conservative movements Con Mis Hijos No Te Metas and Escola Sem Partido
Palabras clave en inglés
Conservative
Education
Gender
Party
School
Upbringing
Resumen en inglés
The aim of this work is to analyze the discourses of the conservative movements Con Mis Hijos No Te Metas (CMHNTM), from Argentina, and Escola Sem Partido (ESP), from Brazil, through the introductory texts written by their members and organized on their Web portals, which we have followed between 2019 and 2022. For this comparative analysis, we adopt the Materialist Discourse Analysis as our theoretical instrument. In our work, we present the Conditions of Production for the emergence of theses discourses in Brazil and in Argentina in the recent years, we analyze the online spaces occupied by the selected discursive sequences, and we study how each movement is introduced and also the designations that name them, with emphasis on the process of construction of the child/student, the State and the teachers subjects as the objects of these discourses. Even though both movements have similar aims - to defend the family authority in children's upbringing and to point out what they consider to be wrong in their countries' school education and educational legislation (CMHNTM reacts to the National Programme of Comprehensive Sexual Education (ESI) 26.150 Law, and ESP tries to modify the Law 9.394/1996, which establishes the Brazilian Education Guidelines and Bases (LDB)) -, we have found regularities and discontinuities between the discourses of these movements since their textualization processes are different. While the first is organized around the family discourse, the second is organized around a discourse of non-partisanship - the former invites for citizen participation, and the latter depends on anonymous complaints and on the suggestion of a Bill of Law.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.