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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-21092010-142107
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Eduardo Padula
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Vieira, Maria Augusta da Costa (Presidente)
Madeira, Wagner Martins
Mosca, Lineide do Lago Salvador
Título em português
A recepção da Canção de Leonoreta através dos tempos: Amadis de Gaula, O Romance de Amadis e Amor em Leonoreta
Palavras-chave em português
Intertextualidade
Literatura comparada
Literatura espanhola - crítica e interpretação
Novela de cavalaria
Resumo em português
Por meio do estudo de algumas das tópicas medievais a presente dissertação se propõe a analisar o lai do trovador Joan Lobeyra intitulado Canção de Leonoreta. O desenvolvimento do trabalho levou à busca de diversas reinterpretações dadas à canção em diferentes momentos da histórias do mundo ibérico. Desse modo, o caminho percorrido conduziu à análise da reescritura da canção na novela de cavalaria intitulada Amadis de Gaula, na obra dos poetas portugueses Affonso Lopes Vieira e Silva Tavares e, finalmente, na obra da poetisa brasileira Cecília Meireles
Título em inglês
Receipt of the song through the ages Leonoreta: Amadís de Gaula, O Romance de Amadis e Amor em Leonoreta
Palavras-chave em inglês
Comparative literature
Intertextuality
Literature spanish
Novel of cavalry
Resumo em inglês
By the study of some medieval topics, the current dissertation purposes to analyse "The Chant of Loroneta" by Joam Lobeira troubadour, the development of such a work led to the search for several interpretations given to the chant in different periods in iberian world history, in this view, the way followed was the one led to the analysis of the knight-errantry tale chant entitled Amadis de Gaul in Afonso Lopes Vieira and Silva Tavares's writings, both portuguese poets, in the writing of brazilian poetess Cecília Meireles
 
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Data de Publicação
2010-09-21
 
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