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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2002.tde-20122022-155037
Documento
Autor
Nome completo
José Luis Martinez Amaro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Barreto, Maria Teresa Cristofani de Souza (Presidente)
Hansen, Joao Adolfo
Maria Filho, Valter José
Título em espanhol
Tensiones discursivas entre el film 'Barroco' de Paul Leduc y La expresión americana de José Lezama Lima
Palavras-chave em espanhol
Cine
José Lezama Lima
Literatura hispanoamericana
Paul Leduc
Resumo em espanhol
Esta disertación analiza el film Barroco de Paul Leduc a partir de La Expresión Americana, libro de ensayos de José Lezama Lima. El trabajo se propone montar un dispositivo teórico que permite leer lo americano como una expresión política del cuerpo dentro de una lógica de los simulacros. La lectura establece relaciones entre prácticas expresivas que refieren a la conformación de la identidad del cuerpo americano desde una perspectiva no hermenéutica. En una primera instancia se analiza la utilización del término barroco en las poéticas hispanoamericanas para luego establecer una lectura que permita un deslinde del término en provecho de una corporalidad desde ambos textos problematizada. El establecimiento de este corpus principal no oblitera las relaciones y menciones a otros textos de la literatura hispanoamericana que contribuyen y amplían la problemática planteada
Título em português
Não disponível
Palavras-chave em português
Cinema
José Lezama Lima
Literatura hispano-americana
Paul Leduc
Resumo em português
Esta dissertação analisa o filme Barroco de Paul Leduc a partir da Expresión Americana, livro de ensaios de José Lezama Lima. O trabalho se propõe a montar um dispositivo teórico que permite ler o americano como uma expressão política do corpo dentro de uma lógica dos simulacros. A leitura estabelece relações entre práticas expressivas que se referem à conformação da identidade de um corpo americano de uma perspectiva não hermenêutica. Em uma primeira instância, analisa-se o uso do termo barroco nas poéticas hispano-americanas para depois estabelecer uma leitura que se deslinda do termo em proveito de uma análise da corporalidade desde ambos textos problematizada. O estabelecimento deste corpus principal não oblitera as relações e menções a outros textos da literatura hispano-americana que contribuem e ampliam a problemática apresentada
 
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Data de Publicação
2022-12-20
 
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