• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-19022020-173149
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Javier Rodríguez Hernández
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Arnaiz, Idalia Morejón (Presidente)
Gasparini, Pablo Fernando
Gonçalves, João Felipe Ferreira
Hammerschmidt, Claudia
Título em espanhol
Una poética del vértigo: humor, memoria y alegoría en Tres Tristes Tigres
Palavras-chave em espanhol
Cabrera Infante
Equívoco
Extraterritorialidad
Poética
Resumo em espanhol
La presente disertación consiste en un estudio de tres ejes estructurales de la poética de Tres tristes tigres (1967) de Guillermo Cabrera Infante (Gibara, 1929- Londres, 2005): humor, memoria y alegoría. El estudio parte del concepto de extraterritorialidad literaria propuesto por George Steiner (1970), caracterizado por la pérdida de una fuente central de sentido así como por la inscripción babélica de las lenguas y la problematización de la identidad. El interrogante germinal de la disertación es sobre la relación de Tres tristes tigres con esa literatura cuya tierra natal steineriana (siempre extranjera) es el texto. La hipótesis de trabajo es que Tres tristes tigres propone una poética basada no solo en la pertenencia al texto sino en un cuestionamiento intensivo del lenguaje. El eje operativo es la ausencia de fundamento semántico, simbólico e histórico. En Deseo de ser Bustrófedon se estudia las implicaciones teóricas del humor a partir del personaje de Bustrófedon, evocado por los narradores, y su parentesco con la Loca del Parque. En La Estrella del fin del mundo se atendió al rastro simbólico de la figura de La Estrella en Ella cantaba boleros, así como del narrador Códac. En Un Grand Guignol totalitario se interpretó el capítulo sobre el asesinato de Trotsky como una alegoría paródica del terror revolucionario. El estudio se concentra en la formalización poética fragmentaria presente en el tratamiento de cada personaje, así como en las conexiones estructurales y las connotaciones teóricas de tal rompecabezas. Se procura mostrar la relación entre humor, memoria y alegoría como formas del duelo del sentido.
Título em português
Uma Poética da Vertigem: Humor, Memória e Alegoria em Três tristes tigres
Palavras-chave em português
Cabrera Infante
Equívoco
Extraterritorialidade
Poética
Resumo em português
A presente dissertação consiste em um estudo de três eixos estruturais da poética de Tres tristes tigres (1967) de Guillermo Cabrera Infante (Gibara, 1929- Londres, 2005): humor, memória e alegoria. O estudo parte do conceito de extraterritorialidade literária proposto por George Steiner (1970), caracterizado pela perda de uma fonte central de sentido, bem como pelo registro babélico das línguas e a problematização da identidade. O questionamento germinal da dissertação versa sobre a relação de Tres tristes tigres com essa literatura, cuja terra natal steineriana (sempre estrangeira) é o texto. A hipótese de trabalho é que Tres tristes tigres propõe uma poética baseada não apenas no pertencimento ao texto mas no questionamento intensivo da linguagem. O eixo chave é a ausência de fundamento semântico, simbólico e histórico. Em Deseo de ser Bustrófedon se estuda as implicações teóricas do humor a partir da personagem de Bustrófedon, evocado pelos narradores, e seu parentesco com a Loca del Parque. Em La Estrella del fin del mundo se analisou o traço simbólico da figura de La Estrella em Ella cantaba boleros, assim como do narrador Códac. Em Un Grand Guignol totalitário se interpretou o capítulo sobre o assassinato de Trotsky como uma alegoria paródica do terror revolucionário. O estudo se concentra na formalização poética fragmentária presente no tratamento de cada personagem, assim como nas conexões estruturais e as conotações teóricas de tal quebra-cabeças. Procura-se mostrar a relação entre humor, memória e alegoria como formas ou elaborações da ausência de sentido.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-02-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.