• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-17072020-144210
Documento
Autor
Nombre completo
Alessandra Bernardo Rosemberg
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O' (Presidente)
Kenski, Vani Moreira
Oliveira, Rosangela Aparecida Dantas de
Yokota, Rosa
Título en portugués
Formação crítico-reflexiva no Ensino Básico: um olhar para objetos digitais de livros didáticos de língua espanhola
Palabras clave en portugués
Ensino de língua espanhola
Formação crítico-reflexiva do aluno
Objetos educacionais digitais
Resumen en portugués
O objetivo desse estudo é refletir sobre as possibilidades criadas e oferecidas pelos objetos educacionais digitais que acompanham os livros didáticos de ensino da língua espanhola, como contribuição para a formação crítico-reflexiva do aluno. Para o desenvolvimento desta pesquisa, escolhemos analisar os objetos educacionais que acompanham três livros didáticos de ensino da língua espanhola: Cercanía Espanhol 6, Acentos del Español 2 e Dimensiones (Ensino Médio). O referencial teórico da pesquisa é desenvolvido em torno de três eixos centrais: a) a formação para o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva do aluno, com apoio nos estudos desenvolvidos por Freire (1967/2011; 1974/2017), Dewey (1959; 1959) e Joerns (2011); b) a formação para o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva do aluno nas aulas de língua estrangeira (espanhol), com base nos trabalhos de Rocha e Maciel (2015), Kawachi e Lima (2015) e Walsh (2009), Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006); c) os recursos digitais como subsídios para a aprendizagem crítico-reflexiva do aluno, a partir das contribuições de Braga (2013), Grispun (1999), Silva (2013), Zacharias (2016), Ribeiro (2016), Paiva (2016), Brasil (2013) e São Paulo (2019). A metodologia desse estudo se caracteriza pela abordagem qualitativa, cujo método é a Análise de Conteúdos, definida como um conjunto de técnicas de análise de comunicações (textos), que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de seu conteúdo. A coleta dos dados foi realizada por meio do acesso às plataformas digitais das editoras SM e FTD/EDELVIVES, em que estavam disponíveis os objetos educacionais digitais selecionados para o estudo. A análise dos dados nos permitiu reconhecer o potencial crítico-reflexivo dos objetos educacionais digitais, desde que mediados pelo professor, que, por meio de práticas pedagógicas dialógicas e com o suporte das tecnologias educacionais, pode orientar o aluno para sua formação crítico-reflexiva.
Título en inglés
Critical-reflective education in Basic Education: a look at digital objects of Spanish language textbooks
Palabras clave en inglés
Digital educational objects
Spanish Language teaching
Student critical-reflexive education
Resumen en inglés
This study aims at reflecting about the possibilities created and offered by digital educational objects that are enclosed as part of Spanish language teaching textbooks, as contribution to the student critical reflexive education. In order to develop this research, we have chosen to analyze the educational objects that complement three Spanish language textbooks: Cercanía Espanhol 6, Acentos del Español 2 e Dimensiones (Ensino Médio). The theoretical framework of this research is developed using three central axes: a) the student critical reflexive awareness development education, supported by the studies of Freire (1967/2011; 1974/2017), Dewey (1959; 1959) e Joerns (2011); b) the education for the development of the critical-reflexive awareness in the foreign language classes (Spanish), based on the academic works of Rocha and Maciel (2015), Kawachi and Lima (2015) and Walsh (2009), on The National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais, BRASIL, 1997) and on the Brazilian national secondary school guidences (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, BRASIL, 2006); c) digital resources as subsidies for the student's critical-reflexive learning, based on the contributions of Braga (2013), Grispun (1999), Silva (2013), Zacharias (2016), Ribeiro (2016), Paiva (2016), Brasil (2013) and São Paulo (2019). This study's methodology is characterized by a qualitative approach, which uses Content Analysis, hereby defined as a set of communication and analysis techniques (texts), which uses systematic and objective procedures to describe its content. Data collection was performed through accessing SM e FTD/EDELVIVES publishers' digital platforms, in which this study's selected digital educational objects were available. Data analysis allowed us to recognize the critical reflexive potential of digital educational objects, provided they were mediated by the teacher, who can guide the student towards his critical reflexive training through dialogical pedagogical practices supported by educational technologies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-07-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.