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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-09012023-143014
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Andrade Junqueira de Brito Arantes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Olmos, Ana Cecilia Arias (Presidente)
Gelado, Gladys Viviana
Natali, Marcos Piason
Título em português
Hombres de maíz: o entretempo de um romance
Palavras-chave em português
Hombres de maíz
Narrativas transculturadoras
Surrealismo
Textualidades ameríndias
Vanguardas latinoamericanas
Resumo em português
O objetivo primordial desta dissertação de mestrado está centrado na realização de um estudo da estrutura narrativa do romance Hombres de maíz (1949), do guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1899 - 1974). Para alcançar a conformação de sua estrutura narrativa entendo que é preciso situar o autor em relação à literatura latino-americana, bem como estabelecer os nexos da sua poética em relação às textualidades pré-colombianas e às vanguardas literárias. Em seguida, duas leituras pontuais: a primeira se estabelece a partir do diálogo existente entre o romance e outros textos como o Popol-Vuh (livro sagrado dos maias meso-americanos) e Macunaíma de Mário de Andrade. A segunda leitura parte de uma análise da própria obra do autor, que leva em conta o seu conjunto de escritos pregressos ao romance de 1949. Utilizando primordialmente as teorias de Mikhail Bakhtin e de Ángel Rama quanto ao desenvolvimento das narrativas, procuro entender os vínculos que Hombres de maíz mantém com as estéticas de vanguarda do início do século XX - o surrealismo em particular - e com as propostas transculturadoras da nova novela latino-americana, cujo ápice se deu em torno de 1960. O estudo desses dois momentos de consolidação da literatura latino-americana, assim como uma afinada leitura dos textos críticos que buscam estudá-los, permite analisar como se colocam em tensão as perspectivas sobre as quais o romance se assenta e, ainda, compreender o entre-lugar que a referida obra ocupa em relação a esses movimentos literários
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
The fundamental objective of this masters dissertation is centered at the accomplishment of a study on the narrative structure of the novel Hombres de Maíz (1949), by the Guatemalan author Miguel Ángel Asturias (1899 - 1974). In order to achieve its narrative structure configuration it is necessary to situate the author in relation to the Latin-American literature, as well as establishing his poetic coherence in relation to the Pre-Colombian textualities and literary vanguards. Afterwards, two objective readings: the first one is established from the existent dialogue between the novel and other texts as Popol-Vuh (the Meso-American Mayan sacred book) and Macunaíma by Mario de Andrade. The second reading originates from the analysis of the author's work, which takes into account his production before the 1949's novel. Mainly using Mikhail Bakhtin and Ángel Rama's theories concerning narrative development, I pursued the understanding of connections that Hombres de Maíz keeps with the vanguard esthetics from the beginning of the 20th Century - specially the Surrealism - and with the new Spanish-American novel transcultural proposals, whose summit has happened around 1960. The study of these two Latin-American literature founding moments, as well as a tuned reading of critical texts that study them, allows the analysis of how tension in the perspectives on which the novel is based is placed and also understanding the interrelation that the referred work stands in relation to these literary movements
 
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Data de Publicação
2023-01-09
 
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