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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-08082023-125303
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cecilia Fernandez Uhart
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Vieira, Maria Augusta da Costa (Presidente)
Ramírez, María Dolores Aybar
Schardong, Rosangela
Toledo, Maria Cecilia Barreto de
Título em português
Voz e silêncio: a representação das pastoras Marcela e Leandra no Dom Quixote de Miguel de Cervantes
Palavras-chave em português
Casamentos arranjados
Cervantes
Dom Quixote
Personagem feminina
Séculos XVI-XVII ibéricos
Resumo em português
A presente dissertação tem a preocupação de examinar a ambiguidade presente no tratamento que Cervantes concede quanto ao ataque e/ou defesa da mulher, observando a construção de duas de suas personagens pastoras, Marcela e Leandra, ambas donzelas, que apresentam comportamentos transgressores em relação às normas vigentes de conduta social, moral e religiosa relativas às mulheres, na Espanha dos séculos XVI e XVII. Enquanto na história de Marcela temos diferentes vozes narrativas, sendo a mais consistente e impactante a dela própria, na história de Leandra temos uma única voz que conta toda sua desventura. Essa disparidade na forma de narrar, somada a outras particularidades colocam Marcela como um contraponto de Leandra no que se refere ao tema da honestidade e liberdade das mulheres. O estudo se fundamenta no contexto histórico sociocultural e religioso, nos manuais de conduta da época, nas preceptivas retóricas e poéticas e na análise dos episódios das pastoras, passando pelas personagens precursoras e sucessoras de Marcela.
Título em inglês
Voice and silence: The representation of shepherdesses Marcela and Leandra in Dom Quixote by Miguel de Cervantes
Palavras-chave em inglês
Arranged marriages
Cervantes
Dom Quixote
Female character
Iberian 16th-17th centuries
Resumo em inglês
This dissertation is concerned with examining the ambiguity present in Cervantes' treatment of the attack and/or defense of women, observing the construction of two of his shepherdess characters, Marcela and Leandra, both maidens, who show transgressive behavior in relation to the prevailing norms of social, moral and religious conduct regarding women in Spain in the sixteenth and seventeenth centuries. While in Marcela's story we have different narrative voices, the most consistent and impactful being her own, in Leandra's story we have a single voice that tells all her misadventure. This disparity in the way of narrating, added to other particularities, place Marcela as a counterpoint to Leandra when it comes to the theme of honesty and freedom of women. The study is based on the historical, sociocultural and religious context, on the conduct manuals of the time, on the rhetorical and poetic precepts, and on the analysis of the episodes of the shepherdesses, going through Marcela's precursor and successor characters.
 
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Data de Publicação
2023-08-08
 
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