• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-03122019-165730
Documento
Autor
Nome completo
Ana Maria Pires Leite
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O' (Presidente)
Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
Oliveira, Rosangela Aparecida Dantas de
Título em português
En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
Palavras-chave em português
Aprendizagem colaborativa
Ensino-aprendizagem de espanhol
Interação
WhatsApp Messenger
Resumo em português
O objetivo deste estudo é investigar de que maneira o uso do aplicativo WhatsApp Messenger pode contribuir para o desenvolvimento de práticas interativas e colaborativas de uso da língua espanhola, levando-se em consideração a cultura escolar (MORAN, 2005; MORAN, 2012; KENSKI, 2007) presente no contexto de ensino regular. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa baseia-se nos estudos sobre interação (VYGOTSKY, 1998; MOORE; KEARSLEY, 2007), colaboração (PALLOFF; PRATT, 2002; KENSKI, 2003) e comunidades virtuais de aprendizagem (PALLOFF; PRATT, 2002; COLL; MONEREO, 2010), entre outros. Participaram desta pesquisa alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública municipal na cidade de São Caetano do Sul, região do ABC Paulista que, a partir de uma experiência de mobile-learning (TRAXLER, 2009) realizada em 2016, utilizaram a plataforma do aplicativo para desenvolver atividades diversas em espanhol. A metodologia de pesquisa se caracteriza como de uma pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2009), em que o professor-pesquisador reflete sobre sua própria prática ao mesmo tempo em que orienta o desenvolvimento da investigação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, diário reflexivo da professora-pesquisadora, diário de aprendizagem dos alunos e registros das interações construídas no ambiente virtual do aplicativo. A análise dos dados coletados nos permite reconhecer o potencial pedagógico do WhatsApp como extensão da sala de aula e como um espaço para a conformação de comunidades de aprendizagem.
Título em espanhol
En la palma de la mano: el uso del WhatsApp como recurso interaccional en las clases de Español en la Enseñanza Media
Palavras-chave em espanhol
Aprendizaje colaborativo
Enseñanza-aprendizaje de español
Interacción
WhatsApp Messenger
Resumo em espanhol
El objetivo de este estudio es investigar de qué manera el empleo de la aplicación WhatsApp Messenger puede contribuir al desarrollo de prácticas interactivas y colaborativas de uso de la lengua española, teniendo en cuenta la cultura escolar (MORAN, 2005; MORAN, 2012; KENSKI, 2007) presente en el contexto de enseñanza regular. El referencial teórico que fundamenta esta investigación se basa en los estudios sobre interacción (VYGOTSKY, 1998; MOORE; KEARSLEY, 2007), colaboración (PALLOFF; PRATT, 2002; KENSKI, 2003) y comunidades virtuales de aprendizaje (PALLOFF; PRATT, 2002; COLL; MONEREO, 2010), entre otros. En este estudio participaron alumnos de tercer año de Enseñanza Media de una escuela pública municipal en la ciudad de São Caetano do Sul, región del ABC Paulista quienes, a partir de una experiencia de mobile-learning (TRAXLER, 2009) realizada en 2016, utilizaron la plataforma de la aplicación para desarrollar actividades diversas en español. La metodología de este trabajo se define como investigación-acción (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2009), en la cual el profesor-investigador reflexiona sobre su propia práctica al mismo tiempo que orienta el desarrollo de la investigación. El levantamiento de datos se realizó mediante cuestionarios, entrevistas semiestructuradas, diario reflexivo de la profesora-investigadora, diario de aprendizaje de los alumnos y registros de las interacciones construidas en el ambiente virtual de la aplicación. El análisis de los datos recolectados nos ha permitido reconocer la potencialidad pedagógica del WhatsApp como extensión de la sala de clase y como espacio para la conformación de comunidades de aprendizaje.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-12-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.