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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-03122008-153729
Documento
Autor
Nombre completo
Marilene Aparecida Lemos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Celada, Maria Teresa (Presidente)
Grigoletto, Marisa
Payer, Maria Onice
 
Título en portugués
O espanhol em redes de memória: antigas rotinas e novos sentidos dessa língua no Brasil
Palabras clave en portugués
análise do discurso
imagens de língua
língua espanhola
memória discursiva sobre a língua
Sujeito indeterminado
Resumen en portugués
Nesta pesquisa parte-se da hipótese que, no âmbito da escola pública estadual, o sujeito taciturno, conceitualizado como sujeito indeterminado, está submetido a uma contradição por estar exposto às discursividades do Mercado e ter que suportar sua demanda e sua interpelação a partir do lugar de conhecimento, de saber, desenvolvido pela escola sustentada pelo Estado. Essa contradição é trabalhada a partir de sintomas da taciturnidade, no real da escola: especificamente, na relação desse sujeito com o aprendizado da língua espanhola em um Centro de Estudos de Línguas, vinculado à escola pública, situado no município de Guarulhos-SP. As análises permitem observar que a indeterminação atribuída ao sujeito também teria a ver com a não-homogeneidade do funcionamento da memória discursiva sobre a língua espanhola no Brasil. Tendo em vista essas interpretações, explora-se, por meio da consideração e análise de enunciados tomados de propagandas de escolas de idiomas, imagens de sujeito de língua nas discursividades às quais tais propagandas se vinculam. Além disso, reflete-se sobre outros aspectos relacionados à memória discursiva sobre essa língua e, especificamente, à construção de novos sentidos. Por fim, a pesquisa flagra ainda a produção de outros novos sentidos para a língua espanhola. Neste caso, tem-se um corpus recortado da legislação de ensino, considerando-se a publicação da Lei n° 11.161 (de 5 de agosto de 2005) que torna obrigatória a oferta da língua espanhola em escolas públicas e privadas brasileiras que atuam no ensino médio como um acontecimento discursivo pois, de acordo com a análise desenvolvida, essa lei colocaria em confronto a atualidade com a memória discursiva dessa língua no Brasil.
 
Título en inglés
The spanish language in network memory
Palabras clave en inglés
discourse analysis
discursive memory about the language
Indefinite subject
language images
spanish language
Resumen en inglés
In this research we left of from the hypothesis that in the extent of the state public school, the taciturn subject, which was defined as the indefinite subject, is subjected to a contradiction for being exposed to the discursivities of the Market and to have to support its demand and interpellation based on place of knowledge, wisdom, developed by the school sustained by the State. This contradiction was elaborated based on some taciturnity symptoms on the actual school: specifically, on the relationship from this subject with the apprenticeship of the Spanish language in a Center of Language Studies, linked to the public school located in the city of Guarulhos-SP. The analyses allow observing that the indetermination attributed to the subject would be also related with non-homogeneity of discursive working memory about the Spanish language in Brazil. These interpretations allow the exploration, by means of the consideration and analysis of the statements from language school ads and images of language subject on discursivities tied to these ads. Besides that, it reflects on other aspects related to the discursive memory about these language and, specifically, to the construction of new directions. Finally, the research also busts the production of other new directions to the Spanish language. In this case, there is a corpus cut from the teaching legislation, considering the publication of the Law n° 11.161 (August 5th, 2005) - which obligates the public and private Brazilian schools to offer the Spanish language for the secondary education as a discursive happening because, according the analysis developed, this Law would confront the current with the discursive memory of this language in Brazil.
 
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Fecha de Publicación
2008-12-04
 
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