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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2003.tde-02092022-173339
Documento
Autor
Nome completo
Luiza Martins da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Marco, Valeria de (Presidente)
Olmos, Ana Cecilia Arias
Rozenchan, Nancy
Título em português
O desaparecimento do poder do narrador: a representação do universo concentracionário em treze contos de "El laberinto Mágico" de Max Aub
Palavras-chave em português
Literatura espanhola (Século 20)
Resumo em português
Neste trabalho procura-se examinar a produção de contos ambientada em campos de concentração, do ciclo "El Laberinto Mágico", do escritor espanhol Max Aub. Esse corpus é constituído pelos textos "Playa en invierno", "Ese olor", "Los creyentes", "Vernet, 1940", "Una historia cualquiera", "Historia de Vidal", "Un traidor", "Manuel, el de la font", "Yo no invento nada", "Ruptura", "El cementerio de Djelfa", "El limpiabotas del Padre Eterno" e "Manuscrito cuervo: Historia de Jacobo". Para descrever e interpretar as especificidades das narrativas em relação à representação do universo concentracionário, estudaremos as articulações entre narradores, personagens, estruturas narrativas, matéria narrada e História a fim de verificar as relações entre formas literárias e testemunho. Nossa análise está centrada na representação de múltiplos atos de transmitir - atos de fala, atos de escuta, atos de escrita e atos de leitura. Esse procedimento de estruturação dos contos indica a destruição da onisciência, expondo o paulatino desaparecimento do poder do narrador
Título em espanhol
Indisponible
Palavras-chave em espanhol
Literatura española (siglo 20)
Resumo em espanhol
En este trabajo se busca estudiar la producción de cuentos ambientada en campos de concentración, del ciclo £/ Laberinto Mágico, del escritor espanol Max Aub. Ese corpus se compone de los textos Playa en inviemo, Ese olor, Los creyentes, Vernet, 1940, Una historia cualquiera, Historia de Vidal, Un traidor, Manuel, el de la font, Yo no invento nada, Ruptura, EI cementerio de Djelfa, EI limpiabotas del Padre Eterno y Manuscrito cuervo: Historia de Jacobo. Para describir e interpretar las especificidades con respecto a la representación del universo concentracionario, se analizarán las articulaciones entre narradores, personajes, estructuras narrativas, matéria narrada e Historia. Este análisis se centra en la representación de múltiples actos de transmitir - actos de habla, actos de escucha, actos de escritura y actos de lectura. Ese procedimiento de estructuración de los cuentos indica la destrucción de la omnisciência, lo que expone la gradual desaparición del poder del narrador
 
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Data de Publicação
2022-09-05
 
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