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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2001.tde-02092022-151111
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cláudia da Costa Dória
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Marco, Valeria de (Presidente)
Augusto, Maria Helena Oliva
González, Mario Miguel
Título em português
Marcas paternalistas na literatura espanhola do pós-guerra: uma análise de "cinco horas con Mario"
Palavras-chave em português
Literatura espanhola (história e crítica)
Resumo em português
Pretendo com esse trabalho a respeito de Cinco horas con Mario de Miguel Delibes realizar uma leitura das relações de gênero vigentes durante o período franquista, dominado pelas posturas patriarcais e paternalistas, que foram expressas nesse romance. Enfatizo que a protagonista Carmen adota uma postura paternalista, apesar do romance estar ambientado em um período de transformações político-sociais na Espanha e apesar de estar ela casada há vinte e três anos com Mario, que adota uma postura heterodoxa e questionadora do regime. Dessa forma, interpreto esses personagens como representações de dois momentos da história contemporânea espanhola, o antigo e conservador, por um lado, o novo e moderno, pelo outro. Portanto, apresento uma alternativa à literatura que normalmente interpreta Carmen como uma vítima do sistema
Título em espanhol
Indisponible
Palavras-chave em espanhol
Literatura española (historia y crítica)
Resumo em espanhol
En este trabajo sobre Cinco horas con Mario, de Miguel Delibes, me propongo hacer una lectura de las relaciones de género vigentes durante el período franquista, dominado por las posturas patriarcales y paternalistas, que están presentes en la novela. Enfatizo que la protagonista Carmen adopta una postura paternalista a pesar de que la novela está ambientada en un período de transformaciones político sociales para España y a pesar, también, de estar casada hace veintitrés años con Mario, que adopta una postura heterodoxa y cuestiona al régimen. Por eso, interprets a los personages como representaciones de dos momentos de la historia contemporánea española: por un lado, el antiguo y conservador, por el otro, el nuevo y moderno. Por lo tanto, presento una altemativa a la literatura que, en general, interpreta a Carmen como una víctima del sistema
 
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Data de Publicação
2022-09-05
 
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