• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-26092023-100826
Documento
Autor
Nombre completo
Leide Freiberger Aranovich
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Uphoff, Dorthe (Presidente)
Arantes, Poliana Coeli Costa
Pereira, Rogéria Costa
Título en portugués
Ensino de alemão para jovens: considerações sobre a relação entre motivação e livro didático
Palabras clave en portugués
Adolescência
Livro didático
Motivação intrínseca
Resumen en portugués
Devido à complexidade de emoções e mudanças biológicas que ocorrem durante o período da adolescência, esta faixa etária se torna um grande desafio para os professores, pois seu comportamento, humor, atitudes e relações sofrem mudanças bruscas, muitas vezes difíceis de entender e de lidar. Outro ponto que sofre oscilações nesta fase da vida, no contexto ensino-aprendizagem, é a motivação, visto que esta pode ser afetada pelas mudanças típicas desta fase da vida, e não é diferente durante o ensino de uma língua adicional. Por isso, um olhar mais cauteloso faz-se necessário para este grupo de alunos nessa faixa etária tão complexa e cheia de desafios. No contexto de uma sala de aula, o ensino de uma língua adicional para um grupo nessa fase, aqui especificamente, entre 11 e 15 anos, através do uso de um livro didático (doravante LD), a tarefa de motivar se torna ainda mais delicada, e questiona-se se as ferramentas usadas durante as aulas são realmente adequadas e pensadas para esses indivíduos. Compreender este grupo e as consequências das características típicas dele no ensino-aprendizagem, entender o conceito de motivação e avaliar instrumentos que orientam a escolha de um LD, de forma a proporcionar a seleção do LD mais adequado a cada grupo são os objetivos desta pesquisa de mestrado. Assim, através da análise de diferentes ferramentas avaliativas e críticas do livro didático, as quais visam auxiliar os professores no momento da escolha de um livro para seu aluno ou grupo de adolescentes, observar-se-á se elas buscam fomentar a escolha de um LD como uma ferramenta motivacional, ou seja, se nos critérios estabelecidos por seus autores, podemos reconhecer que há a intenção de escolha de um LD com características que possam colaborar com a construção de um ambiente motivador e de um indivíduo intrinsicamente motivado.
Título en inglés
Teaching German to young learners: considerations on the relationship between motivation and the textbook
Palabras clave en inglés
Adolescence
Intrinsic Motivation
Textbook
Resumen en inglés
Due to the complexity of emotions and biological changes that occur during the adolescence period, this age group becomes a great challenge for teachers, as their behavior, moods, attitudes, and relationships undergo abrupt changes that are often difficult to understand and deal with. Another point that undergoes oscillations in this phase of life in the teaching-learning context is motivation, since it drops considerably during this period, and it is no different during the teaching of an additional language. Therefore, a more cautious look is necessary for a group of students in this age group that is so complex and full of challenges. In the context of a classroom, teaching an additional language to a group at this stage, here specifically, from 11 to 15 years old, through the use of a textbook, the task of motivating becomes even more delicate, and one wonders if the tools used during the lessons are really adequate and thought out for these individuals. Understanding this group and the consequences of their typical characteristics on teaching-learning, understanding the concept of motivation, and evaluating tools that guide the choice of a textbook and choosing the most suitable one for this group are goals of this master's research. Thus, through the analysis of different evaluative and critical tools of the textbook, tools that aim to help teachers when choosing a textbook for their students or group of adolescents, it will be observed if they seek to promote the choice of a textbook as a motivational tool, that is, if in the criteria established by its authors, we can recognize that there is the intention of choosing a textbook with characteristics that can collaborate with the construction of a motivational environment and an intrinsically motivated individual.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.