• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-13112023-163829
Document
Auteur
Nom complet
Simone Maria Ruthner
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Galle, Helmut Paul Erich (Président)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Lucas, Marcos Vieira
Videira Junior, Mario Rodrigues
Titre en portugais
A emergência da música a partir da poesia no lied alemão do século XIX: uma análise de canções de Goethe/Schubert, Heine/Schumann e Tieck/Brahms
Mots-clés en portugais
Declamação
Goethe
Heine
Leitura poética
Lied
Performance musica
Prosódia
Schubert.
Resumé en portugais
A forma da canção, ao ser reinventada no Romantismo alemão, deu origem a uma forma moderna, o Kunstlied, atualmente conhecido como o gênero da "canção artística", ou simplesmente, o lied. O que isto significa, em que medida a estética das cantigas populares (Volkslied) e da ópera no século XIX se mesclam, qual o papel da retórica, da prosódia, da versificação e da declamação para os poetas e compositores do lied de expressão alemã, são algumas das questões que nortearam esta pesquisa. Com base nelas, um problema central se apresenta: até que ponto a poesia e a língua influenciam estruturas musicais na canção? Através do aprofundamento de análises no campo linguístico-literário, incluindo de modo integrado conceitos do campo da musicologia, buscamos responder a estas questões. Ao mesmo tempo, aspectos do tempo-ritmo, derivados do teatro e da ciência da fala, ganham relevância através da atuação de Goethe e Ludwig Tieck como leitores (Vorleser) e desempenham um influente papel no processo de evolução do lied de expressão alemã. Com base nas investigações desta inter-relação entre poesia, língua e música, a hipótese que se apresenta é a da existência de uma tendência crescente de aproximação da música à poesia e à língua, em sentido mais estreito, no processo de evolução do lied de expressão alemã, ao longo do século XIX. Em defesa desta hipótese, nosso trabalho se organiza a partir da análise de três canções: Gretchen am Spinnrade (1814), de Schubert e Goethe, "Im wunderschönen Monat Mai" (1840), de Schumann e Heine, e "Muß es eine Trennung geben" (1862), de Brahms e Tieck. Palavras-chave: Lied. Prosódia. Declamação. Performance musical. Leitura poética. Goethe.
Titre en anglais
The emergence of music from poetry in 19th century German lied: an analysis of songs from Goethe/Schubert, Heine/Schumann and Tieck/Brahms.
Mots-clés en anglais
Brahms
Declamation
E.T.A. Hoffmann
Goethe, Schuber
Heine. Schumann. Tieck
Lied
Musical performance
Poetic reading
Prosody
Resumé en anglais
The form of the folk song, when reinvented in German Romanticism, gives rise to a modern form, the Kunstlied, currently known as the genre of the "art song", or simply, the lied. What this means, to what extent the aesthetics of folk songs (Volkslied) and opera in the 19th century merge, what role rhetoric, prosody, versification and declamation play for the poets and composers of German-speaking lied, are some of the questions that guided this research. Based on them, a central problem presents itself: to what extent do poetry and language influence musical structures of song? Through further analyses in the linguistic-literary field, including concepts from the field of musicology in an integrated way, we seek to answer these questions. At the same time, aspects of the tempo-rhythm of speech, derived from theatre and speech science, gain relevance through Goethe and Ludwig Tieck's performance as readers (Vorleser), playing an influential role in the process of the evolution of lied in German language. By examining these interrelations between poetry, language and music, the hypothesis presented is the existence of a growing tendency of approaching music to poetry and language in a narrower sense, in the process of the evolution of lied in German language throughout the nineteenth century. In defense of this hypothesis, our work is organized on the basis of the analysis of three songs: Gretchen am Spinnrade (1814), by Schubert and Goethe, "Im wunderschönen Monat Mai" (1840), by Schumann and Heine, and "Muß es eine Trennung geben" (1862), by Brahms and Tieck.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-11-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.