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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-07022020-165057
Document
Auteur
Nom complet
Laura da Silva Monteiro Chagas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Bôas, Luciana Villas (Président)
Bischof, Betina
Bonomo, Daniel Reizinger
Galle, Helmut Paul Erich
Mazzari, Marcus Vinicius
Titre en portugais
O projeto estético de Rilke nas Anotações de Malte Laurids Brigge
Mots-clés en portugais
Criação artística
Literatura e artes visuais
Projeto estético
Rainer Maria Rilke
Romance
Resumé en portugais
Entre 1904 e 1910, Rainer Maria Rilke escreveu seu único romance, Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge. No romance, o protagonista Malte Laurids Brigge, um jovem poeta estrangeiro vivendo sozinho em Paris, afirma que está aprendendo a ver, e esse novo aprendizado se desdobra em reflexões sobre a escrita e na redefinição do trabalho artístico. Esta dissertação apresenta uma leitura do romance rilkeano focada no tema do olhar e em seus desdobramentos, com o objetivo de argumentar que o protagonista desenvolve um projeto estético a partir de seu novo aprendizado. Procuramos também demonstrar que o projeto estético de Malte é semelhante ao projeto que Rilke desenvolve a partir de sua experiência com as obras de Auguste Rodin e Paul Cézanne e que deu origem aos Neue Gedichte em 1907. A fim de sustentar essa leitura do romance, analisamos o ensaio de Rilke sobre Rodin, Auguste Rodin, publicado em 1903, e uma série de cartas de 1907 em que o poeta escreve reflexões sobre as pinturas de Cézanne, Briefe über Cézanne, publicadas postumamente, em 1952. Nossa análise dos escritos estéticos de Rilke é focada principalmente no papel do olhar na criação artística, de modo a comparar como se dá a relação entre olhar e criação artística no romance e nas reflexões sobre as artes visuais.
Titre en anglais
Rilke's aesthetic project in the Notes of Malte Laurids Brigge
Mots-clés en anglais
Aesthetic project
Artistic creation
Literature and visual arts
Novel
Rainer Maria Rilke
Resumé en anglais
From 1904 to 1910, Rilke wrote his only novel, Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge. In the novel, the protagonist Malte Laurids Brigge a young, foreigner poet living alone in Paris states that he is learning to see, and this new learning process unfolds in new thoughts on writing and in the redefinition of the artistic work. This thesis presents a reading of the rilkean novel focused on the theme of looking and its unravelling, with the intention of sustaining that the protagonist develops an aesthetic project from his new learning. We also attempt to demonstrate that Malte's project is similar to the project Rilke develops from his experience with Rodins and Cézanne's works and that originates the Neue Gedichte. In order to do that, besides the Aufzeichnungen, we analyse Rilke's essay about Rodin, Auguste Rodin, published in 1903, and the collected letters from 1907 in which he wrote about Cézanne's paintings, Briefe über Cézanne, published posthumoulsy in 1952. Our analysis of Rilke's aesthetic writings is primarily focused on the role of looking in artistic creation, aiming to compare how the act of looking is interwined with the act of writing or painting or modelling in Rilke's novel and aesthetic essays.
 
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Date de Publication
2020-02-07
 
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