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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-31072020-200359
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana da Silva Moreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Sebastiani, Breno Battistin (Presidente)
Duarte, Adriane da Silva
Sano, Lucia
Zanon, Camila Aline
Título en portugués
Protagonismo feminino em Heródoto: da herança épica às estruturas de poder
Palabras clave en portugués
Heródoto
Histórias
Mulheres
Protagonismo feminino
Resumen en portugués
A proposta desta dissertação é abordar o tema "participação feminina" nas Histórias de Heródoto. O caminho adotado para esse fim passou pelo levantamento de dados sobre a presença feminina em Heródoto, exposto por Carolyn Dewald, em 1981, no qual as mulheres que aparecem no relato do historiador estão classificadas em grupos diferentes de acordo com a atuação de cada uma delas. A partir das considerações da estudiosa, apresenta-se um recorte dessa atuação no Livro I, com os episódios nos quais as mulheres estão atuando, para, em seguida, destacar um grupo de cinco mulheres que aparecem em momentos diferentes da narrativa. São elas, a esposa de Candaules, Espaco, Semíramis, Nítocris e Tómiris. Essas personagens atuam como protagonistas dos casos que as envolvem, demonstrando a escolha de Heródoto em registrar importantes ações tanto de homens quanto de mulheres em seu relato. Este estudo visa também traçar um paralelo entre o modo como o autor expõe essas personagens e a técnica narrativa de criação de personagens nos relatos épicos, Ilíada e Odisseia. Para tanto, optou-se por identificar como o comportamento dessas mulheres em Heródoto reflete, muitas vezes, aquele apresentado nas referidas epopeias com base no conceito de excelência grega (arete). Em última análise, partindo da tradução dos trechos, esta dissertação procura explorar o modo como as cinco mulheres identificadas como protagonistas nas principais ações do Livro I estão envolvidas na configuração política de poder das sociedades expostas por Heródoto.
Título en inglés
Female protagonism in Herodotus: from epic heritage to power structures
Palabras clave en inglés
Female protagonism
Herodotus
Histories
Women
Resumen en inglés
This study aims to address the theme "female participation" in Herodotus' Histories. The methodological path adopted for the elaboration went through the lifting of data on the female presence in Herodotus, exposed by the author Carolyn Dewald, in 1981, in which the women who appear in the historian's report are classified in different groups according to the performance of each one of them. Based on the scholar's considerations, a section of this performance is presented in Book I, with the episodes in which women are active, to then highlight a group of five women who appear at different moments in the narrative. They are Candaules' wife Espaco, Semiramis, Nitocris, and Tomiris. These characters act as protagonists of the episodes involving them, thus demonstrating Herodotus' choice to register important actions of both men and women in his account. This study intends to draw a parallel between the way the author exposes these characters and the narrative technique of character creation in epic plots like Iliad's and Odyssey's. To this end, the analysis identifies how the behavior of these women in Herodotus frequently reflects that presented in the referred epics and based on the concept of Greek excellence (arete). Ultimately, based on the translation of the excerpts, this study seeks to explore how the five women identified as protagonists in the main actions of Book I are involved in the political configuration of power in the societies exposed by Herodotus. Based on the translation of parts of Book I, this study seeks to explore how the five women identified as protagonists in the main actions of this book and how they are involved in the political configuration of power in the societies described by Herodotus.
 
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Fecha de Publicación
2020-07-31
 
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