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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-19052023-191340
Document
Author
Full name
Benedito de Pina Almeida Prado Neto
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2023
Supervisor
Committee
Sebastiani, Breno Battistin (President)
Baracat Junior, Jose Carlos
Pinheiro, Marcus Reis
Title in Portuguese
O Praktikós e o Gnōstikós de Evágrio Pôntico: estudo, tradução e comentários
Keywords in Portuguese
Evágrio
Hermenêutica
Kephálaia
Linguagem alegórica
Pensamento médico
Abstract in Portuguese
Há, neste estudo, junto de alguns ensaios e comentários, uma tradução de dois tratados de ascese atribuídos a Evágrio Pôntico (345-399 d.C.): o Praktikós e o Gnōstikós. Dada a má sorte da transmissão de seus manuscritos desde a sua condenação no II Concílio de Constantinopla (553 d.C.), tem havido, através dos séculos, muitas dificuldades relacionadas aos estudos evagrianos. Com efeito, não há apenas o problema da atribuição equivocada de suas obras a outros autores - por exemplo, as atribuições de algumas delas a Nilo de Ancira, um recurso filológico que foi, provavelmente, um meio de evitar a suposta censura -, mas também o de muitas concepções equivocadas acerca de suas ideias. Para nos atentarmos a isso, foi necessário analisar, ao menos de passagem, a transmissão de seus manuscritos, o que nos foi possível apenas por meio da discussão do estudo filológico já realizado por Antoine e Claire Guillaumont, ou seja, indiretamente. Com efeito, esse problema filológico parece trespassar todo o conteúdo literário e filosófico de Evágrio a ser estudado. De qualquer modo, Evágrio, como uma figura histórica, pode ser conhecido não apenas por meio de descrições feitas nos seus próprios manuscritos, mas também por aquelas que se fazem presentes em manuscritos de outros autores da Antiguidade Tardia, como Sócrates Escolástico, Paládio e Rufino de Aquileia em suas obras historiográficas. Além do mais, existem, em outras fontes, representações de Evágrio que também são interessantes, como as epistulae de Jerônimo. Conforme será visto neste trabalho, é importante estar atento a isto: Evágrio não era indiferente à ciência de seu tempo. Ao incorporar as principais discussões do período tardo-antigo no seu pensamento, ele escreveu com estilo próprio acerca da alma humana, do corpo humano e do universo. É possível que ele tenha sido o primeiro autor cristão a expressar seus pensamentos em kephálaia - algo como capítulos muito curtos. E, por último mas não menos importante, o pensamento médico que se faz presente em sua obra e a importância da linguagem alegórica como instrumento de composição e hermenêutica são elementos que o fazem simultaneamente um autor original e um homem do seu próprio tempo.
Title in English
The Praktikós and the Gnōstikós of Evagrius of Pontus: study, translation and commentaries
Keywords in English
Allegorical language
Evagrius
Hermeneutics
Kephálaia
Medical thinking
Abstract in English
In this study, there is, along with some essays and commentaries, a translation of two ascetical treatises attributed to Evagrius of Pontus (345-399 C.E.): the Praktikós and the Gnōstikós. Given the misfortune of the transmission of his manuscripts since his condemnation in the Second Council of Constantinople (553 C.E.), there have been, throughout the centuries, many hindrances related to Evagrian studies. In effect, there is not only the problem of the misattributions of his works to other authors - for example, the attributions of some of these works to Nile of Ancyra, a philological tool that is likely to have been a way of getting rid of the so-called censorship -, but also many misconceptions about his ideas. To be aware of this, it was necessary to analyze, at least in passing, the transmission of his manuscripts, which was possible for us only through discussing the philological study already made by Antoine and Claire Guillaumont, i.e., indirectly. After all, this philological problem seems to go through all the Evagrian literary and philosophical content to be studied here. At any rate, Evagrius, as a historical person, can be known not only through the depictions made in his own manuscripts, but also through those present in the manuscripts of other late-antique authors, such as Socrates Scholasticus, Palladius and Rufinus of Aquileia in their historiographic oeuvre. Furthermore, there are also interesting depictions of Evagrius in other sources, such as the epistulae of Jerome. As will be seen in this research, it is also important to pay attention to this: Evagrius was not indifferent to the science of his time. By incorporating the main late-antique discussions in his thinking, he wrote about the human soul, the human body and the universe in a unique style. He is said to have been the first Christian writer to express his thoughts in kephálaia - something like very small chapters. And, last but not least, the medical thinking present in his work and the importance of the allegorical language as a tool of composition and hermeneutics are elements that make him simultaneously an original thinker and a man of his own time.
 
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Publishing Date
2023-05-19
 
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