• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-18012023-144822
Document
Auteur
Nom complet
Orlando Luiz de Araújo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Hirata, Filomena Yoshie (Président)
Barbosa, Tereza Virginia Ribeiro
Florenzano, Maria Beatriz Borba
Ribeiro, Adriano Machado
Werner, Christian
Titre en portugais
O tema da felicidade no teatro de Sófocles
Mots-clés en portugais
Eudaimonía
Felicidade
Reflexões gerais
Sabedoria prática
Sófocles
Resumé en portugais
O tema da felicidade é um tópico comum na história do pensamento humano. Na Antigüidade grega, a procura pela felicidade, eudaimonía, de viver é intensa e se torna assunto de tratados de poetas, historiadores e filósofos. O objeto da pesquisa é a felicidade no teatro de Sófocles. Ainvestigação recai sobre quatro (Ájax, Antígone, As Traquínias e Édipo Rei) das sete tragédias que formam o corpus sofocliano. O trabalho está dividido em cinco capítulos dos quais o primeiro propõe uma abordagem acerca da felicidade nas obras literárias dos predecessores de Sófocles: Homero, Hesíodo, Safo, Baquílides, Heródoto e outros. A lista não é extensa, pois não se pretende dar conta de todos os autores que trataram do tema da felicidade no período arcaico, compreendendo os poemas homéricos, a poesia didática e a lírica, e início do clássico, historiadores e poetas trágicos, mas apenas estabelecer um ponto de partida para analisar a questão. Assim, muitos autores importantes, como Hipócrates, Teócrito, por exemplo, estão fora da lista. Os quatro capítulos seguintes tratam, propriamente, da felicidade na tragédia de Sófocles. A matéria é tratada, primeiramente, em Ájax. Seu herói homônimo, tendo recusado a ajuda divina, por acreditar demasiado em sua própria força, é pela divindade arruinado. Esta peça ensina que a felicidade se adquire por meio da moderação na ação dos homens, como se pode observar na representação que faz de Odisseu se contrapondo a Ájax. N'As Traquínias, analisada ,no segundo capítulo, felicidade tem a ver com casamento. Dejanira e Héracles, as duas personagens centrais do drama, apesar de ) casados, nunca se encontram e ambos são arrastadospara a morte. A felicidade consiste, pois, na espera pelo marido, que Dejanira mantém, e na celebração do triunfo de Héracles sobre os trabalhos realizados. Além disso, o final surpreendente no qual Héracles, tornando-se uma divindade, sobe ao Olimpo, é um símbolo de felicidade futura.O terceiro capítulo disserta sobre o conflito entre o Estado e a tradição religiosa aos quais Creonte e Antígone são fiéis. Leal, ao Estado, Creonte recusa enterrar Polinices, enquanto Antígone desafia as régias ordens e sepulta o irmão. Observa-se, em Antígone, a colisão entre duas forças fiéis que se distanciam, cada vez mais, da felicidade por não agirem com sabedoria prática, fundamento do homem feliz. O último capítulo trata de Édipo Rei. A tragédia apresenta o homem que goza de felicidade por ter realizado grandes feitos, mas que cai ao saber quem ele próprio é. A análise acerca da felicidade no teatro de Sófocles parte dos enunciados e das reflexões gerais das personagens. Devido ao aspecto contingente da representação teatral no festival, a noção de felicidade não se apresenta como uma definição em si, mas como um construto a partir dos diálogos e das reflexões gerais acerca da vida
Titre en anglais
The theme of happiness in the theater of Sophocles
Mots-clés en anglais
Sophocles -- Happiness -- Eudaimonia -- Practical wisdom -- General reflections
Resumé en anglais
Happiness is a very common topic in the history of human thinking. In the Greek Antiquity, the quest for happiness in life, eudamonia, is intense and becomes an issue of essays for poets, historians, and philosophers. The subject of the investigation is happiness in the theatre of Sophocles. It is based on four of the seven tragedies (Àjax, Antigone, Women of Trachis and Oedipus the King) that form the Sophoclean corpus. The analysis is divided into five chapters.The first chapter suggests happiness in the poetry of the predecessors of Sophocles: Homer, Hesiod, Sappho, Bacchylides, Herodotus and others. The list is the not very broad because the intention of the present analysis is not to treat of all the authors that analised the issue "happiness" during the arcaic epoch - what would include the poems of Homer, the didactic and lyric poetry and the beginning of the classical epoch, as well as historians and tragic poets - but to establish a starting point for the analysis of the question of happiness. Many important authors, as, for example, Hippocrates and Teocritus, are not included in the list. The four following chapters treat happiness in the tragedy of Sophocles. At second, happiness in Ájax is treated. His namesake hero that has recused the divine help because he has been too much convinced of his own strength and also because of his ruined divinity. This play teaches us that happiness can be obtained by moderating human action. This can be observed in the representation of Odysseus playing off against Ájax. In the third chapter of the Women of Trachis happiness is linked with marriage. Although Dejanira and Heracles, the two main characters of the drama never meet and both are drown away by death. Happiness consists of Dejanira`s waiting for her husband and in the celebration of Heracle`s triumph about the works he has realised. Furthermore the issue ofhappiness can be found in the surprising end: When Heracles becomes a divinity and goes up to Olympus, he is a symbol of future happiness. The quarter chapter treats of the conflict between the state and the religious tradition. Loyal to the state, Creon refuses bury Polynices whereas Antigone challenges the edict and buries her brother. The conflict between the two forces in Antigone that move more and more away from happiness because they do not act with practical wisdom, the fundament of human happiness, is analised. The last chapter treats of Oedipus the King. The tragedy presents a man who enjoys happiness because of his big deeds, but who falls down when getting to know himself. The analysis about happiness in the play of Sophocles goes from enunciations and general reflections of the characters. Due to the unexpected aspect of theatrical representation at the festival, the notion of happiness is not presentad as a definition per se, but as a construct of dialogues and general reflections about life
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.