• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-15022023-124604
Document
Auteur
Nom complet
Marcello Peres Zanfra
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Sartorelli, Elaine Cristine (Président)
Alvarez, Beethoven Barreto
Cardoso, Isabella Tardin
Lohner, José Eduardo dos Santos
Vasconcellos, Paulo Sérgio de
Titre en portugais
Comicidade, estilística e projeto retórico: faces e efeitos intertextuais da recepção de Terêncio na obra de São Jerônimo
Mots-clés en portugais
Intertextualidade
Jerônimo
Patrística latina
Recepção
Terêncio
Resumé en portugais
Esta tese se dedica a análises e interpretações da recepção e de possíveis efeitos intertextuais entre a vida e as obras de Terêncio nos textos de São Jerônimo. Para isso, recorremos a uma metodologia comparativa entre os textos, partindo de bibliografia consagrada e de novas ferramentas digitais de linguística de corpus. No Capítulo 1, oferece-se um aporte conceitual acerca do fenômeno da intertextualidade e da recepção, além da contextualização do debate sobre a presença dos clássicos e de Terêncio no corpus de Jerônimo, marcado por iniciativas pontuais de romper com o padrão do século XX de elaborar listagens de referências. Discutem-se, no Capítulo 2, as possibilidades de interpretar a recepção de Terêncio já no século II a.C., e sobre como a retórica do poeta em seus prólogos criaria um ethos reelaborado ao longo de sua recepção, o qual serviria de base ao projeto de prefácios disruptivos de Jerônimo. O Capítulo 3 investiga o cenário da patrística latina e a construção de uma imagem positiva para Jerônimo em meio às polêmicas religiosas, incluindo a presença dos clássicos em seus trabalhos, prática que revelaria a influência de Élio Donato em sua formação escolar. Exploraremos como o autor desenvolve uma teoria instrumental dos clássicos, permitindo a si o direito cristão de se servir dessas fontes e expurgá-las para finalidades expositivas. O Capítulo 4 defende e interpreta como Jerônimo constrói uma imagem para Terêncio em suas obras, à qual recorrerá como validação de sua persona e de seus argumentos. Elabora-se, assim, um retrato elogioso de Terêncio como poeta e tradutor, além da ressignificação do sentido de comicus para uma espécie de moralista, função para a qual o comediógrafo africano é tratado como modelar, em detrimento da figura de Plauto, dicotomicamente inferior. No Capítulo 5, apresentamos a interpretação da reencenação da comédia de Terêncio a partir da intertextualidade em obras de Jerônimo, moralizando pelo riso e sendo ele mesmo um novo comicus, seus destinatários, a plateia, e a sociedade viciosa, as personae dramatis. O Capítulo 6 revisa possíveis alusões a Terêncio, recusando algumas hipóteses, investigando oportunidades nas quais Jerônimo não alude a Terêncio, bem como casos em que a estilística do comediógrafo parece recuperada. Por fim, a reencenação de Terêncio volta no Capítulo 7, a partir de seus prólogos: propomos a autolegitimação de Jerônimo por meio de alusões a essas seções do texto, bem como a existência de um projeto de autodefesa em seus prefácios, sob influência do ethos e dos argumentos de Terêncio, de maneira que podem ser lidos em conjunto e intertextualmente
Titre en anglais
Comicity, stylistics and rhetorical project: faces and intertextual effects of Terence's reception in Saint Jerome's works
Mots-clés en anglais
Intertextuality
Jerome
Latin Patristic
Reception
Terence
Resumé en anglais
This thesis is dedicated to analyzing and interpretating of the reception and possible intertextual effects between Terence's life and works in St. Jerome's texts. In order to do so, we shall employ a comparative methodology between the texts, based on an established bibliography and new digital tools of corpus linguistics. In the Introduction a conceptual contribution about the phenomenon of intertextuality and reception is offered, in addition to the contextualization of the debate about the presence of Terence and the classics in Jerome's corpus, marked by episodic initiatives to break with the 20th century pattern of elaborating reference listings. Chapter 2 discusses the possibilities of interpreting Terence's reception in the 2nd century BC, and how the poet's rhetoric in his prologues created an ethos re-elaborated throughout his reception, which would serve as a basis for the project of disruptive prefaces by Jerome. Chapter 3 investigates the scenario of Latin patristics and Jeromes seek to build a positive image amidst religious controversies, including the presence of classics in his works, a practice that would reveal the influence of Donatus in his formal education. We shall explore how the author develops an instrumental theory of the classics, conceding himself the Christian right to use these sources and purge them for expository purposes. Chapter 4 demonstrates how Jerome builds an image for Terence in his works, which he will use as validation for his persona and arguments. Thus, a eulogistic portrait of Terence as a poet and translator is created, in addition to the re-signification of the meaning of comicus to a moralist, a function for which the African comediographer is treated as a model, to the detriment of the inferior figure of Plautus. In Chapter 5, we propose the interpretation of the reenactment of the Terentian comedy through intertextuality with his verses in Jeromes works, moralizing by comedy and turning himself into a new comicus, his recipients, the audience, and the vicious society, the personae dramatis. Chapter 6 reviews possible situations of allusions to Terence, rejecting some hypotheses, investigating opportunities in which Jerome didnt allude to Terentian verses, as well as cases in which only the comediographer's stylistics seemed to be recovered. Finally, the question of Terence's reenactment returns in Chapter 7, now from his prologues: We propose a reading of auto legitimation in Jeromes allusions to these sections of the text, as well as the conception of a self-defense project in his prefaces, under influence of Terences ethos and arguments, so that they can be read as a homogeneous speech and through the prism of an intertextual approach
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-02-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.