• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-13052014-110834
Documento
Autor
Nombre completo
Robert Brose Pires
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Werner, Christian (Presidente)
Assunção, Teodoro Rennó
Campos, André Malta
Correa, Paula da Cunha
Sano, Lucia
Título en portugués
Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
Palabras clave en portugués
Epinícios
Performance
Píndaro
Teoria coral
Teoria solo
Resumen en portugués
Nesta tese, irei investigar as implicações que o uso consistente que Píndaro e Baquílides fazem do termo têm para a ocasião de performance dos epinícios. Irei argumentar, do ponto de vista da Linguística e da Poética Cognitivas, que, através de uma análise das passagens relevantes da literatura grega, de Homero ao drama do século V, o termo sempre implica algum tipo de celebração, seja móvel ou não, e que ele nunca é usado para denotar canção ou coro. Também irei argumentar que implica um frame dentro de um Modelo Cognitivo Idealizado para CELEBRAÇÃO DE VITÓRIA, dentro do qual referências às odes devem ser entendidas. Baseando-me nesta análise irei discutir as implicações dos resultados e reexaminar a pressuposição, atualmente tida como não problemática, segundo a qual as odes eram sempre executadas por um coro em sua première. Além disso, irei discutir também o problema da identificação da persona loquens nos poemas e irei propor que, na maioria dos casos, ela nunca parece se referir a um coro. Finalmente, discutirei alguns cenários de transmissão das odes, propondo que a escrita não precisa ser proposta para a transmissão do texto até uma data bem tardia e que uma tradição de reperformances orais dos poemas deve ter tido um papel essencial na preservação do texto.
Título en inglés
Epikomios Hymnos: investigations on the performance of Pindaric epinikia
Palabras clave en inglés
Choral theory
Epinikia
Performance
Pindar
Poetic praxis
Solo theory
Resumen en inglés
In this thesis I shall investigate the implications of the consistent use Pindar and Bacchylides make of the term to the occasion of the performance of the epinikia. I shall argue, from the perspective of Cognitive Linguistics and Poetics, that, through the 9 analysis of the relevant passages in Greek literature from Homer to the V century drama, the term always implies some sort celebration, either mobile or not, and that it is never used to denote either song or chorus. Most importantly I shall argue that implies a frame in an Idealized Cognitive Model for VICTORY CELEBRATION within which references to the victory ode must be understood. Based on this, I shall discuss the implications of these results and try to reexamine the assumption, held as unproblematic by the majority of critics, that the victory odes were always performed chorally on its premiere. Additionally I shall also discuss the problems of identifying the persona loquens in the poems and I shall propose that in most cases it never seems to refer to a chorus. Finally, I shall discuss some scenarios of transmission of the odes, proposing that writing needs not be assumed for the transmission of the text until a fairly late date and that a continuous tradition of oral reperformances must have played an essential role in the preservation of the text.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-05-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.