• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-09012024-193856
Documento
Autor
Nome completo
Miguel Ângelo Andriolo Mangini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Sartorelli, Elaine Cristine (Presidente)
André, Carlos Manuel Bernardo Ascenso
Vasconcellos, Paulo Sérgio de
Título em português
A presença das Bucólicas, das Geórgicas e da Eneida n'Os Lusíadas
Palavras-chave em português
Bucólicas
Eneida
Geórgicas
Mistura de gêneros
Os Lusíadas
Resumo em português
Com razão, muitos estudos já foram feitos sobre o fato de que a Eneida de Virgílio é o principal modelo de composição para Os Lusíadas de Camões. No entanto, os outros dois poemas de Virgílio, as Bucólicas e as Geórgicas, também estão presentes na epopeia de Camões, e é seguro dizer que a crítica camoniana não deu atenção a esses casos de recepção clássica. Na minha dissertação, investigo a presença tripartida de Virgílio n'Os Lusíadas com ênfase na atuação dos três gêneros virgilianos no poema de Camões. Por meio da análise de exemplos da interação entre Os Lusíadas e os poemas de Virgílio, pude fazer considerações sobre o funcionamento significativo dos textos e gêneros virgilianos na epopeia de Camões; no que diz respeito à alusão aos poemas não heroicos de Virgílio, descrevi o fenômeno da mistura genérica e os seus efeitos significativos. Finalmente, essa investigação me permitiu demonstrar que, mostrando complexidade genérica e contendo alusões às Bucólicas e às Geórgicas, Camões segue de ainda outra maneira o Virgílio heroico, cuja Eneida é ela mesma genericamente complexa.
Título em inglês
The presence of the Eclogues, the Georgics, and the Aeneid in Os Lusíadas
Palavras-chave em inglês
Aeneid
Eclogues
Generic mixture
Georgics
Os Lusíadas
Resumo em inglês
Justifiably, much research has been conducted around the fact that Virgil's Aeneid is the main model of composition for Camões' Os Lusíadas. However, the other two poems by Virgil, the Eclogues and the Georgics, are also present in Camões' epic, and it is safe to say that Camonian criticism has overlooked these cases of classical reception. In my thesis I investigate the tripartite presence of Virgil in Os Lusíadas with emphasis on the workings of the three Virgilian genres in Camões' poem. The analysis of instances of interaction between Os Lusíadas and each of Virgil's poems allowed me to propose interpretations about the meaningful functioning of Virgilian texts and genres in Camões' epic. As regards the allusion to Virgil's non-heroic poems, I described the generic mixture phenomenon and its meaningful implications. Finally, this investigation led me to demonstrate that, by displaying generic complexity and containing allusion to the Eclogues and the Georgics, Camões follows in yet another way heroic Virgil, whose Aeneid is itself generically complex.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.