• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-09012024-193856
Documento
Autor
Nombre completo
Miguel Ângelo Andriolo Mangini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Sartorelli, Elaine Cristine (Presidente)
André, Carlos Manuel Bernardo Ascenso
Vasconcellos, Paulo Sérgio de
Título en portugués
A presença das Bucólicas, das Geórgicas e da Eneida n'Os Lusíadas
Palabras clave en portugués
Bucólicas
Eneida
Geórgicas
Mistura de gêneros
Os Lusíadas
Resumen en portugués
Com razão, muitos estudos já foram feitos sobre o fato de que a Eneida de Virgílio é o principal modelo de composição para Os Lusíadas de Camões. No entanto, os outros dois poemas de Virgílio, as Bucólicas e as Geórgicas, também estão presentes na epopeia de Camões, e é seguro dizer que a crítica camoniana não deu atenção a esses casos de recepção clássica. Na minha dissertação, investigo a presença tripartida de Virgílio n'Os Lusíadas com ênfase na atuação dos três gêneros virgilianos no poema de Camões. Por meio da análise de exemplos da interação entre Os Lusíadas e os poemas de Virgílio, pude fazer considerações sobre o funcionamento significativo dos textos e gêneros virgilianos na epopeia de Camões; no que diz respeito à alusão aos poemas não heroicos de Virgílio, descrevi o fenômeno da mistura genérica e os seus efeitos significativos. Finalmente, essa investigação me permitiu demonstrar que, mostrando complexidade genérica e contendo alusões às Bucólicas e às Geórgicas, Camões segue de ainda outra maneira o Virgílio heroico, cuja Eneida é ela mesma genericamente complexa.
Título en inglés
The presence of the Eclogues, the Georgics, and the Aeneid in Os Lusíadas
Palabras clave en inglés
Aeneid
Eclogues
Generic mixture
Georgics
Os Lusíadas
Resumen en inglés
Justifiably, much research has been conducted around the fact that Virgil's Aeneid is the main model of composition for Camões' Os Lusíadas. However, the other two poems by Virgil, the Eclogues and the Georgics, are also present in Camões' epic, and it is safe to say that Camonian criticism has overlooked these cases of classical reception. In my thesis I investigate the tripartite presence of Virgil in Os Lusíadas with emphasis on the workings of the three Virgilian genres in Camões' poem. The analysis of instances of interaction between Os Lusíadas and each of Virgil's poems allowed me to propose interpretations about the meaningful functioning of Virgilian texts and genres in Camões' epic. As regards the allusion to Virgil's non-heroic poems, I described the generic mixture phenomenon and its meaningful implications. Finally, this investigation led me to demonstrate that, by displaying generic complexity and containing allusion to the Eclogues and the Georgics, Camões follows in yet another way heroic Virgil, whose Aeneid is itself generically complex.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.