• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-08012013-154723
Documento
Autor
Nome completo
Gilson Charles dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Sebastiani, Breno Battistin (Presidente)
Frydman, Pablo Schwartz
Joly, Fabio Duarte
Lohner, José Eduardo dos Santos
Vieira, Ana Thereza Basilio
Título em português
Arte, imitação e exercício nas Epistulae ad Caesarem
Palavras-chave em português
Declamação
Epistolografia
Literatura latina
Prosopopeia
Retórica
Resumo em português
Ao elencar as virtudes do príncipe e orientá-lo moralmente a agir em benefício de todos, as Epistulae ad Caesarem são fiéis aos princípios que caracterizam o orador como uir bonus dicendi peritus. Entretanto, a verossimilhança dada à matéria, no que se refere ao perigo de uma guerra civil, contribuiu para a negação de sua artificialidade. A análise feita neste trabalho conduzirá uma discussão acerca das razões didáticas para exortar um imperador a debelar o conflito civil, de um lado, e apresentar uma definição de gênero para esses documentos, de outro. Com isso, pretende demonstrar como elas configuram uma imagem da eloquência deliberativa semelhante à verdade, compostas em linguagem ornada a fim de deleitar uma audiência. Dessa forma, mostram tanto uma educação oratória adequada quanto um estudo diligente das virtudes do homem público.
Título em inglês
Art, imitation and exercise in Epistulae ad Caesarem
Palavras-chave em inglês
Declamation
Epistolography
Latin literature
Prosopopoeia
Rhetoric
Resumo em inglês
By enumerating the virtues of the prince and guiding him morally on how to act for the benefit of the whole community, the Epistulae ad Caesarem are faithful to the principles that characterize the orator as uir bonus dicendi peritus. However, the verisimilitude of treatment given to the subject, regarding the danger of civil wars, contributed to deny their artificiality. On the one hand, the analysis in this work will lead a discussion about the educational motivations for urging an emperor to quell civil strife, and on the other hand it will present a definition of these documents' gender. It intends to demonstrate how they are figurated as an image of deliberative eloquence similar to the truth, written in an embellished language in order to delight an audience. Therefore, not only do they demonstrate the adequate education of the orator but also a diligent study of virtues of the statesman.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-01-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.