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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-07102022-170008
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Guilherme Couto Pereira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Duarte, Adriane da Silva (Presidente)
Barbosa, Tereza Virginia Ribeiro
Santos, Fernando Brandão dos
Werner, Christian
Título em português
O teatro euripidiano a partir da encenação
Palavras-chave em português
Encenação
Eurípides
Tragédia grega
Resumo em português
O presente trabalho compreende a encenação como parte constitutiva da obra trágica, sendo portanto parte do processo criativo do tragediógrafo, que oferece orientações para sua execução por meio de rubricas internas por toda a sua obra. O objetivo do presente trabalho é avaliar, usando como estudo de caso a análise de três tragédias de Eurípides - Medeia, Íon e Orestes, se no resgate da encenação original através de uma leitura sistemática do texto trágico é possível identificar traços que caracterizem o espetáculo como tipicamente euripidiano, ou se a identidade do tragediógrafo só é aferível quando a obra é entendida como um texto escrito. O método utilizado foi a leitura do texto original, com especial atenção dedicada para tudo aquilo que pudesse ser reconhecido como uma rubrica interna, desde anúncios nas entradas de personagens em cena até o uso de vocativos e dêiticos, buscando reconhecer traços que remetessem àquilo que se entende como o fazer poético típico de Eurípides. A análise resultou em três obras relidas com claros elementos de encenação tipicamente euripidianos, trazendo por conclusão a tese de que a identidade do tragediógrafo é aferível a partir da performance da tragédia, não apenas da leitura da versão escrita da sua obra.
Título em inglês
The Euripidian theater through stagecraft
Palavras-chave em inglês
Euripides
Greek tragedy
Stagecraft
Resumo em inglês
The present work understands the staging as a constitutive part of the tragedy, being therefore part of the playwright's creative process, which offers guidelines for its execution through internal rubrics throughout his work. The objective of the present work is to evaluate, using as a case study the analysis of three tragedies by Euripides - Medea, Ion and Orestes, whether in the rescue of the original staging through a systematic reading of the tragic text it is possible to identify traits that characterize the spectacle as typically Euripidean, or whether the identity of the playwright can only be ascertained when the work is understood as a written text. The method used was the reading of the original text, with special attention devoted to everything that could be recognized as an internal rubric, from announcements at the entrance of characters on stage to the use of vocatives and deictics, seeking to recognize traits that referred to what we understand as the typical poetics of Euripides. The analysis resulted in three works reread with clear elements of typically Euripidean stagecraft, bringing as a conclusion the thesis that the playwright's identity can be gauged from the performance of the tragedy, not only from the reading of the written version of his work.
 
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Data de Publicação
2022-10-07
 
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