• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-02022023-131402
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Campos de Azevedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Duarte, Adriane da Silva (Presidente)
Assunção, Teodoro Rennó
Macedo, José Marcos Mariani de
Torres, Milton Luiz
Título en portugués
Os frutos da terra e da guerra: o reflexo da alimentação na comédia grega antiga
Palabras clave en portugués
Aristófanes
Comédia Grega
História da Alimentação
Marxismo
Teoria Literária
Resumen en portugués
O presente trabalho é dedicado a uma investigação da imagética dos alimentos refletida nas comédias atenienses do fim do século V a.C. O tema alimentício nas comédias é estudado por uma dupla perspectiva: seja seu uso propriamente mítico-literário (imagens, metáforas, alegorias com os alimentos), seja ainda a partir do retrato histórico-social que eles ajudam a revelar sobre a Atenas clássica, o modo de produção, circulação e consumo dos alimentos. A divisão em três capítulos procura dar conta de alguns temas cômicos em que a alimentação figura de forma proeminente: 1) as utopias no tempo de Cronos, a Era de Ouro em que o trabalho inexistia e os alimentos brotavam automaticamente da terra; 2) Os cereais como base da dieta grega, assim como os mitos relacionados a Deméter e outras divindades associadas ao mundo agrícola; 3) Os vinhos e sua importância tanto econômica, para a região da Ática, assim como sua ampla representação mitológica e literária, em torno das narrativas de Dioniso. A abordagem literária proposta no trabalho parte da teoria do reflexo estético, desenvolvida por Georgy Lukács, em sua Estética (1963) da maturidade, de cunho marxista, procurando revelar as conexões entre a realidade material ateniense e suas representações no palco cômico (seu reflexo estético). Valho-me também de muitos estudos nas áreas da História da Alimentação, Sociologia, Economia Política, Antropologia e outras que ajudaram a situar o meu objeto de estudo em seu contexto histórico e social, assim como traçar análises menos anacrônicas e mais precisas a partir das representações fantasiosas e, ao mesmo tempo, realistas retratadas nas comédias.
Título en inglés
The fruits of the earth and war: the reflection of food in ancient Greek comedy
Palabras clave en inglés
Aristophanes
Greek Comedy
History of Food
Literary Theory
Marxism
Resumen en inglés
The present work is dedicated to an investigation of food imagery reflected in Athenian comedies of the late 5th century BC. The food theme in comedies is studied from a double perspective: whether its properly mythical-literary use (images, metaphors, allegories with food), or from the historical-social portrait that they help to reveal about classical Athens, the mode of production, circulation, and consumption of food. The division into three chapters seeks to account for some comic themes in which food figures prominently: 1) the utopias in the time of Cronos, the Golden Age in which work did not exist and food sprouted automatically from the earth; 2) Cereals as the basis of the Greek diet, as well as myths related to Demeter and other deities associated with the agricultural world; 3) Wines and their economic importance for the Attica region, as well as their wide mythological and literary representation, around the narratives of Dionysus. The literary approach proposed in the work is based on the theory of aesthetic reflection, developed by Georgy Lukács, in his Aesthetics (1963), of a Marxist nature, seeking to reveal the connections between the Athenian material reality and its representations on the comic stage (its aesthetic reflection). I also make use of many studies in the areas of the History of Food, Sociology, Political Economy, Anthropology, and others that have helped to place my object of study in its historical and social context, as well as drawing less anachronistic and more precise analyzes from the fantastic and, at the same time, realistic representations portrayed in comedies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-02-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.