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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-31012011-104437
Documento
Autor
Nome completo
Arlete Machado Fernandes Higashi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Grillo, Sheila Vieira de Camargo (Presidente)
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Pistori, Maria Helena Cruz
Título em português
Ciência e literatura em textos infantis de Angelo Machado
Palavras-chave em português
Angelo Machado
Círculo de Bakhtin
Divulgação científica
Imagem visual
Literatura infantil
Resumo em português
Esta dissertação busca verificar como se dá o diálogo entre a esfera científica e a esfera literária infantil em corpus constituído por oito obras literárias infantis, do cientista e escritor Angelo Machado, as quais se particularizam por veicular conhecimento científico. A fundamentação teórica está embasada na teoria do Círculo de Bakhtin e também nos pressupostos teóricos de autores que se debruçaram sobre a literatura infantil, a imagem visual e a divulgação científica. Os resultados destacam que o diálogo entre a esfera científica e a esfera literária se dá, nas dimensões verbais, visuais e verbovisuais dos enunciados analisados, em dois movimentos dialógicos, a saber, a supremacia do científico sobre o literário e a supremacia do literário sobre o científico. A supremacia do científico sobre o literário foi verificada por meio de três categorias de análise: 1) esquemas ilustrativos; 2) precisão de traços; 3) diálogo como procedimento de divulgação da ciência. Já a supremacia do literário sobre o científico pôde ser constatada por meio de outras duas categorias: 1) cronotopo; 2) criação de personagens. Essas categorias possibilitaram verificar também que a ciência presente nos textos de Machado ora é explícita e circunscrita a momentos precisos das obras, ora é implícita e integrada aos aspectos literários.
Título em inglês
Science and literature in texts by Angelo Machado
Palavras-chave em inglês
Angelo Machado
Bakhtin circle
Infant literature
Scientific divulgation
Visual image
Resumo em inglês
This dissertation searches to verify how the scientific sphere dialogues with infant literature in a corpus constituted of eight books by the scientist and writer Angelo Machado in which he adapts scientific knowledge to children. The theoretical basis comes from the ideas of the Bakhtin Circle and authors who studied the infant literature, the visual image and the scientific divulgation. The results show that the dialogue between the scientific and the literary spheres occurs in verbal, visual and verbovisual dimensions and in two dialogical movements: the supremacy of science over literature and the supremacy of literature over science. The former was verified in three main features: 1) illustrative schemes; 2) precision of traces; 3) dialogue as a procedure of science divulgation. The latter was observed in other two categories: chronotope and presence of characters. These categories also allowed us to verify that in Machados texts science is sometimes explicit and restricted to precise moments in his works, sometimes implicit and integrated to the literary aspects.
 
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Data de Publicação
2011-01-31
 
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